22 de abril de 2015

Trabalho interdisciplinar de moda destaca reuso criativo de materiais

Visitar site

Até sexta-feira, 24, quem passar pelos corredores do átrio do bloco A, campus Santa Terezinha, poderá conferir de perto a exposição da 1ª fase de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE intitulada “Upcycling: design, arte e memória”.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos na disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Roberta Del-Vechio. Os estudantes tiveram que criar peças, utilizando a técnica criativa “Mapa Mental”. “O desafio dos alunos foi conciliar as ideias geradas no Mapa Mental com materiais alternativos e recicláveis”, conta a professora.

O trabalho integra o Projeto Interdisciplinar do semestre, cujo tema é UPCYCLING, o processo de transformar produtos descartáveis ou antigos em novos materiais, ou de mais valor.

“A palavra, junção de “up” com reciclagem, significa dar status novo e melhor a algo que acabaria condenado ao lixo. Ao contrário da reciclagem, no entanto, a matéria-prima não precisa “morrer” para renascer. É um reuso criativo de materiais”, explica Roberta.

Para auxiliar o trabalho, o professor Rodrigo Zen trabalhou o Desconstrutivismo Belga e Japonismo na disciplina de Introdução ao Design de Moda, e a professora Melissa Haag trabalhou Arte Contemporânea como as obras dos Irmãos Campana e Os Gêmeos, com os estudantes.

Dessa forma, os alunos tiveram suporte teórico dos respectivos temas para o desenvolvimento do Mapa Mental e das peças autorais, que também tinham que conter algo da memória afetiva e traço pessoal de cada um.

“O resultado foi muito interessante e mostra que desde o primeiro semestre, os alunos possuem capacidade criativa de desenvolverem trabalhos de qualidade, com acabamentos manuais e exercitar o processo artesanal de montagem de peças autorais”, avalia Roberta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br