notícias colégio
Notícias
05 de maio de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Trabalho sobre metodologias ativas no curso de Fisioterapia da UNIFEBE é premiado em Simpósio Internacional

Metodologia será utilizada no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da instituição

O trabalho “Gamificação para o desenvolvimento da aprendizagem em Fisioterapia Cardiovascular”, desenvolvido pela professora Leilane Marcos, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFEBE foi premiado em 2º lugar, no 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (SIFR), realizado entre os dias 27 e 30 de abril, em Florianópolis. O trabalho ganhou destaque na categoria Pôster, com temática de Práticas de Ensino, Gestão e Extensão.

Um dos recursos nas práticas de Metodologias Ativas, a gamificação é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Com o uso das novas tecnologias, é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de recompensa. A professora e autora do trabalho destaca o impacto da temática no curso de graduação de Fisioterapia e de pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação e Metodologias Ativas da UNIFEBE. “A gamificação é um processo que motiva os alunos a estudarem. A premiação desse trabalho no simpósio respalda a aplicação de outros projetos gamificados dentro do curso que enriquecerão ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, revela a professora.

Para o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, as pesquisas e trabalhos científicos com foco em Metodologias Ativas vêm ao encontro da proposta didático-pedagógica da instituição. “Nosso foco é o aluno e, por isso, constantemente temos buscado preparar nossos docentes para essa nova realidade educacional, que passamos a viver pós-pandemia. O trabalho apresentado pela professora Leilane é prova da importância de inovarmos na forma de ensinar e proporcionar ao estudante a melhor experiência no seu processo de ensino-aprendizagem”, complementa Gripa.

Além de apresentar o trabalho, a professora foi palestrante do evento e auxiliou na organização.

O simpósio

O 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva foi o maior evento da especialidade e recebeu profissionais considerados referências na área, inclusive de outros países, como Argentina, África do Sul, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Foram quatro dias de palestras, encontros e atividades interativas. O evento contou também com atividades exclusivas de inovação tecnológica, simulações realísticas e encontro de Ligas Acadêmicas.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmica de Direito faz intercâmbio na Finlândia

Acadêmica de Direito faz intercâmbio na Finlândia


17 de outubro de 2012
Liberada a 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1

Liberada a 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1


13 de abril de 2007
Entrevista para a Função de Estagiário no Núcleo de Prática Jurídica – 14/09/2009

Entrevista para a Função de Estagiário no Núcleo de Prática Jurídica – 14/09/2009


14 de setembro de 2009
Skip to content