28 de dezembro de 2022

Trabalhos de Acadêmicas de Medicina são apresentados em congressos

Projetos desenvolvidos no curso foram abordados nos eventos

participação e apresentação de trabalhos em congressos especializados em áreas específicas de saúde se faz cada vez mais presente para os acadêmicos de Medicina da UNIFEBE. Neste semestre, várias estudantes do curso estiveram em diferentes eventos.

A acadêmica Isadora Corrêa Zaghini, por exemplo, participou do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Salvador (BA). Ela apresentou aos congressistas o trabalho de intervenção desenvolvido com crianças do bairro Limeira, em Brusque, quando foram realizados exames de visão e daltonismo na Unidade Básica de Saúde da região.

Isadora revela que teve o incentivo da professora Camila Gularte Lanau para inscrever o projeto no congresso. “Foi uma surpresa muito positiva quando soube que o trabalho havia sido aceito. Participar de congressos é de extrema importância para a formação de qualquer pessoa, é uma forma divertida e interessante de adquirir conhecimentos novos, além de trocar experiências com pessoas de todos os lugares. Apresentar o trabalho, ao mesmo tempo que foi extremamente desafiador, foi um grande passo para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, pois conheci grandes profissionais e pude ampliar meus conhecimentos”, celebra Isadora, que também contou com a ajuda dos acadêmicos Maria Eduarda Souza dos Santos, Henrry Zirmmermann, Gustavo Rosa Dereti e Marcella Bertolin Santos, além da enfermeira Ana Paula Fugazza Bernarde.

Já a estudante Luize Cristine Dias participou da XXI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), em Florianópolis, para falar de artigos produzidos pela Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma sobre e a incidência da H pylori por meio de testes de Urease em hospitais de média complexidade, durante a pandemia de COVID-19 e o caso de uma paciente com linfoma folicular de vesícula, situação bem rara e pouco descrita na literatura até o momento, que foi pesquisada pelos acadêmicos do curso, com os professores João Diedrich, Fábio Benedetti, Karla Casemiro e Beliza Loos.

De acordo com Luize, participar da SBAD foi uma oportunidade de conhecer mais sobre temas relevantes na atualidade, como a Doença de Crohn e a Obesidade, além de aprofundar os conhecimentos sobre alguns fármacos e lançamentos para o próximo ano. “Conversar com residentes e profissionais da área da cirurgia geral me fez entender melhor como serão os meus próximos passos na Medicina”, garante Luize.

A aluna Priscila Farias da Silveira participou do Congresso Mundial de Cardiologia, no Rio de Janeiro. Para ela, que foi vice-presidente da Liga Acadêmica de Cardiologia, estudar a especialidade sempre foi um sonho. “Foi uma experiência incrível. Além disso, assisti palestras ministradas por cardiologistas de todo o mundo, que trouxeram várias novidades e apresentações de projetos na área”, orgulha-se Priscila.

Importância dos congressos

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, enaltece a participação das acadêmicas nos congressos. “Para nós, é motivo de satisfação que nossas alunas participem de eventos como esses. Isso contribui muito para sua formação, pois há um intercâmbio de conhecimentos com estudantes de outras instituições e profissionais da área”, reforça o coordenador.

EuroFashion/UNIFEBE: alunas assistem seminário na ESMOD

24 de outubro de 2014
A pedagogia e seus lugares na sociedade é tema da Semana Acadêmica da Pedagogia na UNIFEBE
Pedagogia