Está concluída a curricularização da extensão do Curso de Direito da UNIFEBE no semestre 2025.2: sob a temática central do direito animal, os trabalhos que mais se destacaram foram apresentados na noite desta sexta-feira (14), no auditório do Bloco C. Ao todo, foram 16 grupos que receberam medalha e botton de Destaque por desenvolverem trabalhos que abordaram a adoção de animais , maus-tratos, microchipagem, políticas públicas, ONGs e castração, entre outros assuntos.
Os estudantes pesquisaram diversos temas de direito animal. Em seguida, produziram materiais de conscientização para serem postados em formato carrossel nos perfis do Instagram das ONGs Acapra e VidaA, que atuam no resgate e na defesa dos animais em Brusque.
O direito animal é um tema que já foi reivindicado em semestres anteriores, devido à constante necessidade de auxílio das organizações brusquenses que militam nessa área. Além disso, conforme relata a professora Samantha Stacciarini, coordenadora da curricularização da extensão, o tema vem sendo debatido amplamente.
“A proteção dos animais tem sido um campo muito pesquisado e ampliado no âmbito jurídico, pois tem crescido a institucionalização de seus direitos enquanto animais não humanos.” A professora pretende trabalhar novas curricularizações nesta área do Direito.
Neste semestre, a curricularização da extensão contou com uma palestra com a professora Dra. Ana Selma Moreira, que leciona no Curso de Direito UNIFEBE e desenvolveu sua tese de doutorado na pesquisa sobre aplicação nos Tribunais do Direito animal, trazendo informações importantes para cada tema que foi desenvolvido nos trabalhos das turmas.
Os trabalhos que mais se destacaram foram apresentados na noite de sexta-feira, e os grupos foram premiados com medalhas e bottons. A vice-presidente da Ong VidaA, Beatriz Vilvert, acompanhou as apresentações agradeceu aos estudantes e professores.
Além dos conteúdos de redes sociais, foram apresentados outros trabalhos, pelas turmas 8ª fase A e 8ª fase B. As turmas realizaram um estudo técnico preliminar e um mapa de preços para uma licitação pública, planejada pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Diben) da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Os documentos foram encaminhados às providências pertinentes.
Campanha de arrecadação
Parte da curricularização da extensão do Curso de Direito foi ação direta com as ONGs. De 27 a 30 de outubro, foi realizada na UNIFEBE, além de feira de adoção, uma campanha para arrecadar ração, medicamentos, produtos de higiene, roupas, cobertores, camas e casinhas para animais. Os itens arrecadados foram destinados aos animais atendidos pela Acapra e VidaA, de Brusque. Ao todo, foram arrecadados 2,9 mil kg de ração seca para cães e gatos, mais de 394 kg de ração úmida, 758 medicamentos, 115 cobertores, 80 caminhas e duas casinhas para animais.
A divisão dos itens foi realizada pelos voluntários das organizações, sob acompanhamento da professora Samantha Stacciarini; da coordenadora do Curso de Direito, professora Anna Lúcia Mattoso; e do representante dos acadêmicos e presidente do CADEZ, Yago Schaefer.
Para a acadêmica Camilly Carolini Korchak, essa foi uma das experiências mais marcantes de sua graduação. “Como acadêmica e também como cidadã que sempre busca ajudar e resgatar animais abandonados, trabalhar diretamente com a causa animal reforçou ainda mais minha percepção do quanto as ONGs precisam de apoio e de como ainda falta conscientização na sociedade. Nossa turma alcançou uma grande arrecadação graças à união de todos e ao foco nas necessidades reais das instituições. No entanto, para mim, mais importante do que arrecadar foi ver o impacto gerado na conscientização dos alunos e da comunidade sobre a responsabilidade coletiva em proteger e cuidar dos animais.”
“Tivemos um excelente semestre de curricularização da extensão. A ideia foi abraçada pelos alunos, que conseguiram elaborar trabalhos muito interessantes sobre proteção animal. Além disso, pudemos colaborar também com a campanha de arrecadação”, completa a professora Anna Lúcia Mattoso.