08 de outubro de 2009

Tudo pronto para mais uma edição do Enpex

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realiza nos dias 20 e 21 de outubro, mais uma edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Enpex. O evento realizado anualmente reúne a comunidade acadêmica, instituições parceiras e comunidade em geral para discutir ações de extensão e projetos de iniciação científica articulados ao ensino. Interessados em participar das oficinas ou como ouvintes podem se inscrever pelo site da Unifebe. As inscrições encerram dia 9 de outubro (sexta-feira).

O conteúdo diversificado é o grande diferencial desta edição, com a ampliação da programação e o oferecimento de sete oficinas. O tema da edição de 2009 é "O papel da extensão no ensino de graduação e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade". A VIII Jornada de Iniciação Científica e III Mostra de Extensão integram a programação do Expex.

A cerimônia de abertura do evento será no dia 20, às 18h30, no Auditório do Bloco C, com o lançamento da Revista da Unifebe. Às 19h30 do mesmo dia, acontece o debate em torno do tema do evento. No segundo dia (21), nos Blocos A e C, serão expostos os trabalhos selecionados na 12ª Feira Regional de Matemática, desenvolvidas as oficinas e apresentados os trabalhos orais e visuais, nas modalidades de ações de extensão, ações de iniciação científica, colóquio docente e monografias.

As oficinas desenvolvidas serão as seguintes: Aluno da Unifebe e o uso de Moodle; Dança e Expressão Corporal; Reforma ortográfica da língua portuguesa; Voz e expressão oral; Incubadora tecnológica prospectando novos empreendimentos; Construindo um portfólio de projetos; e elaboração de trabalhos científicos.

A Revista da Unifebe, que será lançada no primeiro dia do evento, é uma publicação com caráter multidisciplinar, tem como objetivo divulgar o resultado de estudos e pesquisas através de artigos científicos. Neste ano 43 artigos foram inscritos no processo de seleção. A Revista tem a classificação de qualidade "qualis" e conta com a avaliação de um Conselho Editorial notório, que é composto por 87% de professores representantes de outras instituições de diferentes partes do país.

De acordo com a supervisora de pesquisa, Luciane Ângela Nottar Nesello, neste ano o evento terá outro diferencial. "Ano passado foi instituída a avaliação dos trabalhos pelo Comitê de Pesquisa. Neste ano, além dos trabalhos passarem pela avaliação do comitê, serão também avaliados no dia do evento", explica. Isso para ser conferida a Menção Honrosa aos primeiros, segundos e terceiros colocados dos trabalhos de comunicação oral e comunicação visual, avaliados pela comissão de avaliação e banca mediadora.

No ano passado, foram 836 pessoas inscritas no evento, entre acadêmicos, egressos, docentes, funcionários técnicos administrativos e comunidade em geral. Para este ano, a organização espera superar o número de participantes, com a ampliação do número de oficinas e alguns avanços na área de apresentação de trabalhos.

O Enpex encerra no dia 21 com uma mesa redonda sobre Qualidade de vida e ação social: percepções interdisciplinares. Participarão da discussão o professor Nilton Bruno Tomelin e entidades parceiras convidadas.

Mais informações na Pré-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo telefone (47)3211-7221 / 7207 ou pelo e-mail: pesquisa@unifebe.edu.br e proppex@unifebe.edu.br.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Unifebe assina contrato com a academia Viva

11 de março de 2008
Exposição de fotos Vida na Unifebe