notícias colégio
Notícias
10 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE abre inscrições para a IX Semana de Acessibilidade e Inclusão e 1ª Semana Acadêmica do curso de Educação Especial

Evento será realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, no campus Santa Terezinha

Já estão abertas as inscrições para a IX Semana de Acessibilidade e Inclusão e 1ª Semana Acadêmica do curso de Educação Especial do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Este ano, o evento será realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, no campus Santa Terezinha e contará com uma programação gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa.

Confira a programação

O evento será aberto oficialmente na segunda-feira, dia 21, às 18h30, com a palestra “Barreiras atitudinais e pedagógicas: desafios na interação e na construção do respeito às diferenças”, com o neuropsicólogo Fernando Silveira. O diálogo sobre a temática será transmitido ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no YouTube.

Na terça e quarta-feira, dias 22 e 23, o átrio do Bloco A e os corredores dos blocos A e C serão palco para a exposição “Acessibilidade e Inclusão”. Quem passar pelo campus poderá prestigiar a mostra de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Especial. “A exposição trará os recursos educativos criados pelos próprios alunos para incutir e promover à inclusão no processo educativo. É este olhar de acolhida e que queremos que os demais apreciem na mostra de trabalhos”, enfatiza a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso.

Já na quarta-feira, dia 24, a partir das 18h30, no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, a professora Neide Silva Knihs e a filha Ana Clara Knihs, farão um relato de vivência sobre o Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico a inclusão. A temática será abordada ainda pela autista e palestrante, Julia Erbs, pela presidente da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região – AMA, Márcia Graf Faria, Caroline Nazaré Pereira Rocha e pela psicopedagoga Salete de Andrade Batisti.

No mesmo dia, às 20h, a instituição promoverá o tradicional Intervalo Cultural, no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, com a artista Edra Bloom. Para encerrar a programação, a UNIFEBE realizará na sexta-feira, dia 25, a roda de conversa “Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. O debate contará com a presença do assistente social Juliano da Silva Ferreira França, com o deficiente visual Sidnei Pavesi, com a especialista em inclusão, Thais Tavares Pompeo, e com o professor da UNIFEBE, Ricardo José Engel. A mesa-redonda iniciará às 18h30 e será transmitida ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no YouTube.

“Preparamos uma programação com foco em diálogos necessários. A universidade deve ser um ambiente que dissemina a cultura inclusiva e a Semana de Acessibilidade e Inclusão, este ano em parceria com o curso de Educação Especial evidenciará esta premissa”, enaltece a presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Quésia Cabral Martins.

O evento

A Semana de Acessibilidade e Inclusão é gratuita e aberta aos professores, estudantes e comunidade externa. O evento, organizado pelo Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, tem como objetivo despertar na comunidade universitária, o compromisso e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades especiais, contribuindo para eliminar o preconceito, a discriminação e outras barreiras atitudinais.

Todos os participantes serão certificados pela participação. Faça já sua inscrição:

Formulário de Inscrição

Selecione o curso para inscrição:
Palestra - Barreiras atitudinais e pedagógicas: desafios na interação e na construção do respeito às diferenças
Inscrições terminaram em: 21/08/2023
Mediador: FERNANDO SILVEIRA, ANA PAULA SANTOS SIQUEIRA e RAQUEL MARIA CARDOSO PEDROSO
Data: 21/08/2023
Hora: 18:30
Local: (Youtube da UNIFEBE)
Exposição - Acessibilidade e Inclusão: pesquisa e produtos
Inscrições terminaram em: 21/08/2023
Mediador: RAQUEL MARIA CARDOSO PEDROSO
Data: 22/08/2023
Hora: 18:30
Local: Bloco A - Átrio
Exposição - Acessibilidade e Inclusão: pesquisa e produtos
Inscrições terminaram em: 21/08/2023
Mediador: RAQUEL MARIA CARDOSO PEDROSO
Data: 23/08/2023
Hora: 18:30
Local: Bloco A - Átrio
Palestra - Roda de conversa 2 Tema: Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (Encerramento no Youtube da UNIFEBE)
Inscrições terminaram em: 25/08/2023
Mediador: JULIANO DA SILVA FERREIRA FRANÇA, LUCIANA XAVIER SANS DE CARVALHO, RICARDO JOSé ENGEL, SIDNEI PAVESI e THAIS TAVARES POMPEO
Data: 25/08/2023
Hora: 18:30
Local: (Youtube da UNIFEBE)
Palestra - Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico a inclusão
Inscrições terminaram em: 24/08/2023
Mediador: ANA CLARA KNIHS, MÁRCIA GRAF FARIA, JOSÉ AIRTON LEOPOLDINO, CAROLINE NAZARé PEREIRA ROCHA, SALETE DE ANDRADE BATISITI, JULIA ERBS, MARLI ERBS e NEIDE DA SILVA KNIHS
Data: 16/11/2023
Hora: 18:30
Local: Auditório do Bloco F

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Processo Seletivo de Estagiário para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – 15/07/2010

Processo Seletivo de Estagiário para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – 15/07/2010


15 de julho de 2010
2º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 30/08-Proc. Sel. Aux. de Controle e Registro Acadêmico I

2º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 30/08-Proc. Sel. Aux. de Controle e Registro Acadêmico I


14 de agosto de 2008
1º Termo Aditivo referente ao Processo Seletivo de Estagiário para o Curso de Ciência Contábeis

1º Termo Aditivo referente ao Processo Seletivo de Estagiário para o Curso de Ciência Contábeis


28 de janeiro de 2011
Skip to content