18 de fevereiro de 2013

UNIFEBE aparece em ranking mundial da Webometrics

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE aparece na posição de número 253 do ranking nacional realizado pelo Laboratório de Cibermetria, do Centro de Ciências Humanas e Sociais do governo espanhol, que analisou mais de 21 mil instituições de ensino no mundo, entre elas 1676 universidades brasileiras.

A Web Ranking Webometrics é o maior ranking acadêmico das Instituições de Ensino Superior. O ranking leva em consideração o volume de conteúdo divulgado na web, a visibilidade e o impacto das publicações na rede. Além disso, aspectos como qualidade das políticas de edição eletrônica, livre acesso e transparência também são avaliados. A pesquisa tem como principal objetivo promover o acesso eletrônico a publicações científicas e a todos outros tipos de materiais acadêmicos.

O principal instrumento para quantificar o volume de conteúdos digitais publicados é a quantidade de links disponíveis nos portais das universidades. Essa análise é feita através de ferramentas analíticas do buscador Google. Observa-se também o número de documentos digitais presentes no repositório de trabalhos científicos Google Acadêmico.

Já a análise qualitativa do ranking é obtida principalmente através dos indicadores de excelência de trabalhos científicos tornados públicos pelos provedores de dados Majestic SEO e Scimago. A produção científica universitária que forma parte dos 10% dos artigos mais citados em seus respectivos campos de ciência é bastante relevante na composição desses indicadores de excelência.

Texto: Elizandra Damasceno

Autores recebem menção honrosa pelo IV Congresso ITS