notícias colégio
Notícias
16 de abril de 2013

UNIFEBE apoia cumprimento da Lei Seca

Com as regras da Lei Seca mais rígidas aumentou o número de pessoas multadas ou presas por dirigir embriagadas no país. Brusque não ficará de fora no que se refere à fiscalização. Guarda de Trânsito, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Instituto Geral de Perícias, Ministério Público, Poder Judiciário e entidades de classe estão unidos para que os motoristas cumpram a Lei e não combinem álcool e direção.


A ação denominada Operação Se Beber Não Dirija, faz parte das atividades da campanha Paz no Trânsito e tem como objetivo a redução dos índices de mortes e acidentes de trânsito no município. “Esta campanha conta com total apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. A faixa etária dos nossos acadêmicos é a que mais se envolve em acidentes fatais e queremos abrir espaço para conscientização, seja por meio de palestras ou outras ações”, declara o reitor Günther Lother Pertschy.


Para o segundo tenente do 18º Batalhão de Polícia Militar, Marcus Vinícius Fraga, todos saem ganhando com a união de forças em prol da conscientização. “A intenção de todos é dar continuidade às operações de fiscalização, que deverão ser realizadas semanalmente durante o ano”, enfatiza.

A campanha


A campanha de conscientização já está na rua, e os cidadãos podem visualizar frases, como: “Brusque vai cumprir a Lei Seca", “Todos Unidos por um trânsito mais seguro" e "Operação se beber não dirija" impressas sobre a figura de uma lata de cerveja amassada e derramando sangue. Segundo o Secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, a proposta é provocar um forte impacto no cidadão para as causas lamentáveis da combinação álcool e direção.


Além dos outdoors, também serão confeccionados panfletos para distribuir à população durante as operações. Conforme dados da PM somente em 2012, 28 pessoas perderam a vida na cidade em acidentes de trânsito.

O que diz a Lei


Uma resolução publicada no Diário Oficial da União, em janeiro, definiu a tolerância zero para álcool no teste do bafômetro. Qualquer quantidade detectada passa a ser considerada infração gravíssima. As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro também dobraram o valor da multa para quem for pego dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue. A multa, que era de R$ 957,70, passou para R$ 1.915,40, e se o motorista for reincidente em um período 12 meses, ela dobra de valor.


A nova Lei Seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.

Texto: Thayse Helena Machado – com informações da Prefeitura de Brusque e Revista Época
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE divulga cursos do segmento cervejeiro no Festival Nacional da Cerveja
Extensão

UNIFEBE divulga cursos do segmento cervejeiro no Festival Nacional da Cerveja


19 de março de 2019
Café com empreendedor destaca desafios da profissão
Mercado de Trabalho

Café com empreendedor destaca desafios da profissão


21 de fevereiro de 2018
Comunicado sobre a Bolsa de Estudos do Art. 170

Comunicado sobre a Bolsa de Estudos do Art. 170


25 de novembro de 2009
Skip to content