05 de abril de 2005

Unifebe aprova projeto junto a órgão Federal de Pesquisa

Foi aprovado dia 24 de março de 2005 o projeto de criação do Núcleo de Pesquisas em Turismo Regional (NPTUR), de autoria e coordenação do Professor Dr. Aldonei da Silva Lopes. O Edital do CNPq foi vencido em uma grande concorrência nacional, onde participaram diversas universidades brasileiras. Este projeto é inovador e viabilizará as bases de pesquisa científica no campo do Turismo Regional em Brusque e regiões limítrofes.

O Núcleo de Turismo contará com duas linhas de pesquisa como vias de fomento ao desenvolvimento do Turismo em Brusque e seu entorno, sendo: Turismo Histórico-cultural e Turismo sustentável. Na perspectiva do Turismo Histórico-cultural serão realizados estudos que levantarão problemáticas inerentes a cultura, a arte e a religiosidade catarinense. A segunda linha tratará de descobrir e propor resolução de problemas regionais de emprego e renda, possibilitando melhor qualidade de vida da população regional num raio de 50 km ao entorno de Brusque.

Para tanto, o Núcleo também buscará parcerias com os municípios de Brusque, Nova Trento, Guabiruba, Botuverá, São João Batista e Gaspar, tendo em vista promover pesquisas que venham encontrar solução para problemas no sentido de aumentar a capacidade de fluxo e desenvolvimento turístico.

A importância de termos um Núcleo de pesquisas deste porte foi constatada através de estudos preliminares isoladas no escopo das disciplinas do curso de Turismo na Unifebe. Nesse sentido vem sendo propostos e desenvolvidos mini-projetos de pesquisa e viagens técnicas. Trabalhos sobre indicadores de perfil turístico foram desenvolvidos nas cidades de Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Brusque. Por outro lado foram desenvolvidas pesquisas sobre a temática e avaliação de Roteiros Turísticos nas cidades de São João Batista, Brusque e Guabiruba. Já nas cidades de São Francisco do Sul e Laguna foram promovidas viagens técnicas e projetos de roteiros culturais. Foram apresentados também alguns projetos sobre a cultura catarinense, bem como projetos de extensão que desvendam questões teóricas sobre os Sambaquis catarinenses como produtos turístico-culturais.

O projeto do Núcleo vem satisfazer uma necessidade regional que tentará dar respostas corretas a aplicação do Turismo como área econômica, no momento em que este setor cresce de forma significativa no mundo. A rica tradição cultural e as belezas naturais do cenário geográfico de Santa Catarina são o maior atrativo para oferta de produtos turísticos. No momento em que o Governo do Estado de Santa Catarina vem apoiando a prática da economia do Turismo, com apoio a promoção desta atividade e a criação das secretarias de desenvolvimento regionais, urge também que a universidade dê sua contribuição para que sejam acirradas as atividades do setor.

Dentro da proposta da Reforma Universitária, está nítida a necessidade da geração do conhecimento científico e a oferta de um ensino problematizador que venha atender as condições exigidas pela sociedade contemporânea e globalizada. Assim, a universidade contribui com uma parcela significativa na construção do saber científico voltado para a resolução de problemas locais. O Núcleo de Pesquisas em Turismo Regional aparece como uma alavanca de pesquisa em turismo na Unifebe, atuando no levantamento da problemática do Turismo, resolução de problemas locais e disponibilização do saber construído para a sociedade civil e para o poder público, através da formação de um banco de dados de indicadores e uma home page informativa.

Este trabalho é uma glória alcançada pela Unifebe, que vem trabalhando com uma equipe administrativa e técnica de elevada qualidade. Todos os envolvidos, desde a Reitoria até os demais escalões administrativos como a Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, a Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Administração, funcionários e pesquisadores estão de parabéns por demonstrarem que é com senso de equipe que se constrói uma universidade de qualidade. A todos nossos parabéns e bom trabalho nesta nova jornada que se inicia.

Professor Dr. Aldonei da Silva Lopes
Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Turismo Regional – NPTUR

Curso de Letras promove Aula Inaugural

08 de março de 2006