26 de fevereiro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE certifica primeiros concluintes do Programa de Residência Médica de Brusque

Cerimônia de certificação foi realizada na sexta-feira (21) no auditório da instituição.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) certificou na última sexta-feira (21), os primeiros concluintes do Programa de Residência Médica de Brusque. A Cerimônia de certificação realizada no auditório da instituição, contou com a presença do representante da Prefeitura de Brusque, Câmara Municipal, Hospital Azambuja e Comissão da Residência Médica (COREME).

Os doutores Felipe Cadore Klabunde, Samara Paula Parmeggiani e Tamires Soares Hoffmann receberam das mãos da reitora e vice-reitor da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e professor Sergio Rubens Fantini, o certificado da modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos.

Para abrir a solenidade, o concluinte Felipe Cadore Klabunde, agradeceu a UNIFEBE e o Hospital Azambuja pela oportunidade. “Hoje somos melhores do que dois anos atrás, e isso só foi possível graças a todos os envolvidos nessa caminhada”, destaca.

Emocionado, o supervisor do Programa de Residência em Clínica Médica, professor Antônio de Pádua Santos Lanna, enfatizou a conclusão de uma importante etapa. “Os conhecimentos e habilidades que eles desenvolveram abriram novos caminhos para esses três médicos incríveis. O desafio da Residência Médica em Brusque está só começando, mas já estamos satisfeitos e orgulhosos pelos resultados”, ressalta.

O Programa
A Residência em Clínica Médica da UNIFEBE teve início em março de 2018 no Hospital Azambuja, que é parceiro do projeto. O lançamento foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado.

Foram 28 inscritos para a especialização em Clínica Médica, sendo apenas os três aprovados.

A Residência Médica é caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente. Tem como finalidade o aperfeiçoamento da formação médica e funciona em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a coordenação acadêmica da UNIFEBE e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Durante a especialização, os residentes acompanharam estágios diferentes que compreendem a parte da enfermaria de Clínica Médica, as subespecialidades de Pneumologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Nefrologia, Unidade de Terapia Intensiva, bem como, Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, na Unidade de Saúde do bairro Águas Claras.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, encerrou a cerimônia parabenizando os estudantes. “Nossa instituição é, mais uma vez, pioneira na educação em Brusque. Como primeiros concluintes do Programa de Residência Médica, vocês marcaram um importante capítulo da história da UNIFEBE. Nos orgulhamos da trajetória que vocês construíram conosco” concluiu.

Na quinta-feira (20), antes da solenidade de certificação, os concluintes e seus familiares foram acolhidos durante a missa celebrada na Igreja de Azambuja, e em um jantar servido na Sociedade Esportiva Bandeirante.

Palestras sobre Liderança e Vendas com Alfredo Rocha

11 de junho de 2007
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior são debatidas na VIII Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE
Destaque