01 de setembro de 2008

Unifebe concede Títulos Honoríficos – 01/09/2008

O dia 29 de agosto foi marcado pela celebração dos 35 anos da Unifebe, data em que a Instituição comemora cinco anos do credenciamento como Centro Universitário. Com o intuito de homenagear personalidades que contribuíram com o seu desenvolvimento, foi realizada, no período da noite, a Sessão Solene de Concessão de Títulos Honoríficos.

Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, organizado no Anfiteatro, no qual estiveram presentes a reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein e a pró-reitora de ensino de graduação e pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão interina, Heloisa Maria Wichern Zunino.

Entre as autoridades, compareceram a Sessão o presidente do Conselho Estadual de Educação, Adélcio Machado dos Santos, o secretário executivo da Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, Darcy Laske, a diretora administrativa da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina, Maria Zilene Cardoso, entre outras.

Receberam os títulos de Benfeitores Beneméritos Alexandre Merico (in memoriam), Euclides Zen, José Celso Bonatelli (in memoriam), José Germano Schaefer, Osmar Teske (in memoriam) e Tereza Izabel Sedrez (in memoriam). Os títulos de Professores Eméritos foram para Bernadete de Oliveira Fischer, Elisabeth Bonatelli, Eunice Luiza Gonçalves de Oliveira, Evaldo Moresco, João José Leal e Rubens Ulber.

Representando os homenageados, o ex-prefeito José Germano Schaefer aproveitou a oportunidade para relembrar a história. "O ato que assinamos em 1973 foi um passo significativo, pois criávamos uma instituição de ensino superior e abríamos um espaço para um leque de possibilidades, possibilidades que se transformaram em realizações visíveis e reais. Numa visão histórica, 35 anos é pouca idade, por isso devemos nos alegrar por tantos avanços auferidos. Sensibilizado, agradeço a comanda de Benfeitor Benemérito que me é conferida nesta brilhante e emocionante cerimônia", afirmou.

Em seguida, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Adélcio Machado dos Santos fez o uso da palavra. "Acompanhei de perto a vida da Unifebe e a melhor coisa que posso dizer aos homenageados de hoje é que temos no Centro Universitário de Brusque um paradigma, um padrão de qualidade e de seriedade. O momento é de reconhecimento e o maior reconhecimento é dizer parabéns. A obra que vocês fizeram é maravilhosa, é magnífica, e Santa Catarina lhes é grata por isso", comentou.

A reitora fez seu discurso em seguida. "Todos os homenageados desta noite são seres humanos que foram contagiados pelos ideais defendidos pelo fundador de nossa Instituição, padre Orlando Maria Murphy. Todos eles foram imbuídos da crença na educação como grande trunfo da humanidade, para a construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social", disse.

Biblioteca Acadêmica

Ainda no período da manhã, foi realizada uma celebração ecumênica no Auditório do Bloco C, pelo padre Ari João Erthal e pelo pastor Cláudio Siegfried Schefer. Em seguida foi feito o descerramento da placa de identificação da Biblioteca Acadêmica, que recebeu o nome Pe. Orlando Maria Murphy. O homenageado foi o idealizador da Fundação Educacional de Brusque, e seu primeiro presidente, permanecendo no cargo por 12 anos.

Seus familiares compareceram ao evento. A irmã, Ivone Murphy Hadlisch, emocionada, agradeceu a homenagem. "Estamos muito felizes e em nome da minha família gostaria de agradecer a todos, tanto pela biblioteca como pelo título de benfeitor", comentou.

Além da administração superior, funcionários e alunos, esteve presente a diretora de ensino superior da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina, Mariléia Machado Gastaldi Lopes, que em seu discurso parabenizou a entidade. "Hoje é um dia especial para a educação catarinense, reportando Brusque, uma instituição comunitária, cujo maior valor é a formação de cidadãos para uma humanidade melhor", completou.

A Unifebe tem atualmente cerca de três mil alunos, nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, sendo que a maioria já atua no mercado de trabalho. O conhecimento que levam para as empresas contribui significativamente para o desenvolvimento de Brusque e região.

Desde sua criação a Instituição já formou aproximadamente cinco mil profissionais em diversas áreas. A comunidade tem confiado cada vez mais no trabalho do Centro Universitário de Brusque, estabelecendo uma relação de parceria, respeito e confiança.

Sessão

Texto: Daniela Burgonovo