19 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE conquista o título do Reuni Game

Equipe InovaFEBE representou a universidade na competição, que faz parte do Reuni Challenge

A equipe InovaFEBE, representante da UNIFEBE na 2ª edição do Reuni Challenge, competição que tem como objetivo estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior de Santa Catarina, conquistou o primeiro lugar no Reuni Game, uma série de provas surpresa com foco em trabalho em equipe e criatividade e ocorre em paralelo ao Reuni Challenge. A primeira etapa do evento foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, de forma virtual, e contou com a participação de universidades de todas as regiões do estado.

A InovaFEBE foi composta por oito acadêmicos dos cursos de Administração, Design Gráfico, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Letras – Inglês, Pedagogia e Processos Gerenciais, e os professores Julio Cesar Frantz e Vivian Siffert Wildner, coordenadora do curso de Engenharia Civil. Além da UNIFEBE, outras instituições competiram por meio de seus Centros de Inovação, proporcionando aos participantes uma interação com outros estudantes, profissionais da área e com o próprio mercado de trabalho.

Para conquistar a primeira posição no Reuni Game, a equipe superou várias provas e desafios e o ótimo desempenho levou o time a somar o maior número de pontos entre os participantes. Por ter conquistado o título, a InovaFEBE recebeu o prêmio de R$ 700. A acadêmica de Design Gráfico Cintia Suelem da Silva acredita que participar do Reuni Challenge a fez desenvolver competências e habilidades, como trabalho em equipe. “Foi uma grande experiência, que me auxiliou muito, pois tive que me esforçar muito para encontrar soluções junto aos meus colegas. Ter vencido o desafio foi um prêmio a todo esse companheirismo”, orgulha-se a estudante.

Na edição 2022, os desafios do Reuni Challenge foram baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo obrigatória a utilização de dois ODSs por projeto. As equipes tinham que desenvolver uma ideia com o objetivo de solucionar um problema real, passando por todas as etapas e emoções da criação de um negócio. Por isso, a InovaFEBE, buscou resolver o problema de falta de motivação de estudantes do ensino médio, por meio de pesquisas e entrevistas com os adolescentes.

A equipe desenvolveu uma plataforma relacionada ao Metaverso, com itens de gamificação e aprendizagem ativa, que foram validadas com diretores de colégios particulares de Brusque, como explica o professor Julio. “Montamos um modelo de negócio baseado na parcela de estudantes da rede privada do município e de outras regiões. Nossa equipe, por ser multidisciplinar, engajou-se muito para encontrar essa solução e contamos com o auxílio de outros professores”, afirma.

A professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, destaca a participação da universidade na competição. “O aprendizado, experiência, integração e o espírito de equipe que nossos acadêmicos e professores tiveram durante essas 72 horas de provas e desafios, foi premiado com o título e prova o quanto a inovação e o empreendedorismo fazem parte da instituição e, de como cumprimos um papel essencial para o desenvolvimento dessa cultura em nosso estado”, elogia a reitora.

Reuni Challenge

O Reuni Challenge SC é uma realização do Orion Parque Tecnológico, Prefeitura de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina, Fapesc, Rede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC, e apoio do Sistema ACAFE.

A equipe InovaFEBE trabalhou durante todo o fim de semana, utilizando a estrutura da instituição. A assessora da Pró-reitoria de Graduação, Gissele Prette, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a coordenadora do curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza e a reitora da universidade, professora Rosemari Glatz, estiverem junto aos integrantes ao longo das etapas da competição.

Romance clássico da literatura britânica é discutido em círculo literário do curso de Letras-Inglês
Letras/Inglês

24 de outubro de 2022