04 de março de 2015

UNIFEBE debate direitos da mulher

Direitos da Mulher é tema de mesa-redonda

No domingo, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu na noite de terça-feira, 3, a mesa-redonda “Direitos da Mulher”. O debate foi realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, sob a mediação do professor do curso de Direito, Ricardo Vianna Hoffmann.

Foram discutidos os temas: “Direito da Mulher”, com a professora de Direito Raquel Schönning, “Mulher no processo histórico”, com a professora e coordenadora de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, “Mulher na Política”, com o professor de Direito Ronaldo Uller e a representante do “Grupo Amiga – Prevenção e Amparo à gravidez na adolescência”, Daniela Cela.

Mesa-redonda

Dia da mulher é comemorado com mesa-redondaO evento reuniu acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Direito.

Segundo o mediador Hoffmann, é importante envolver toda comunidade no debate e incentivar a reflexão sobre os direitos da mulher.

“Nós temos presenciado uma violência muito grande contra a mulher, e também um desprestígio muito grande. Então, é preciso essa busca pela igualdade, mas que não seja só formal e sim que aconteça na prática”, diz.

Para a professora Raquel, embora o Brasil ainda não tenha reconhecido todos os direitos previstos na declaração dos Direitos Humanos, a mulher alcançou seu direito na sociedade. “Tanto política, economicamente e também na família. A instituição família foi alterada. Antes, a mulher era submissa ao homem e agora ela divide o papel de dirigir a família, juntamente a ele”, explica.

O professor Uller ressaltou a importância do toque feminino na sociedade. “Na medida em que a mulher foi ocupando o mercado de trabalho, ela começou a se interessar por questões sociais, políticas e econômicas. Hoje em dia, apesar de nossa tradição de o homem participar da atividade política, o espaço está cada vez mais aberto para a participação da mulher. Não só na questão político partidária, mas na sociedade como um todo”, avalia.

Grupo Amiga

A última debatedora da noite apresentou informações sobre a atuação do Grupo Amiga em Brusque, que tem o objetivo de conscientizar; prevenir e amparar a gravidez na adolescência. “A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes em Brusque tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação entre os profissionais da saúde e os professores”, explica Daniela.

O programa é realizado com palestras, sessões de cinema, mesa-redonda com pizza e caminhada para debater o assunto com as jovens. “A cura só pode ocorrer na consciência”, justifica Daniela.
Mais informações sobre o programa na fanpage do Facebook: “Grávida vai ao Dentista”.

Integração UNIFEBE

Para homenagear suas funcionárias, a UNIFEBE promove na quinta-feira, 5, mais uma edição do Integração, direcionada ao público feminino. As colaboradoras da instituição serão presenteadas com um curso de automaquiagem e outras surpresas programadas para o evento.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Edital Unifebe n° 17/11 – Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Secretário I