Inspirados na arte da Xilogravura, os acadêmicos de Design Gráfico da UNIFEBE aliaram técnica e criatividade para criar a “Minha Estampa Inusitada”. O resultado do projeto desenvolvido no componente curricular Materiais e Processos Gráficos, ministrado pelo professor Jan Braun, foi transformado em exposição e pode ser prestigiada por toda a comunidade acadêmica, no térreo do Bloco C.
Segundo o professor, em sua forma tradicional, a Xilogravura utiliza a madeira como matriz principal, similar a um carimbo. No entanto, parte do desafio proposto aos estudantes era de utilizar materiais diferenciados para a confecção de suas matrizes, como isopor, EVA, borracha e papelão. “Esta prática, além de contribuir com a compreensão das técnicas utilizadas na reprodução gráfica, colaborou para os estudantes desenvolverem soluções alternativas para produtos de design”, destaca o professor.
Com isopor e tinta para tecido, os acadêmicos Bárbara Westphal e Rafael Sens buscaram transmitir a essência estética dos anos 2000. Para isso, com base em um mapa semântico, os futuros designers optaram por reproduzir uma estrela, símbolo representativo, que apareceu em muitas peças da época. “É sempre um privilégio poder fazer algo manual, então foi divertido e de grande aprendizado. O percurso ensina muito e, depois de muita pesquisa, a gente tinha uma ideia do material que usaríamos e como moldaríamos ele para que chegasse ao resultado esperado. Contudo, na prática, é diferente. Acredito que atividades como essa nos ensinam persistência e desenvoltura”, avalia Bárbara.
A proposta da atividade, ressalta o coordenador do curso, professor Thiago dos Santos, era que os alunos utilizassem sua liberdade criativa para criar estampas únicas e desafiadoras. “A exposição é demonstração clara de talento e inovação. Essa experiência é fundamental para os acadêmicos entenderem o potencial que têm de impactar o mercado com ideias originais e criativas. A atividade reforça o compromisso do curso em oferecer aos alunos não apenas uma base teórica sólida, mas também oportunidades práticas de experimentação e desenvolvimento criativo, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, complementa o coordenador.
A Exposição Minha Estampa Inusitada ficará disponível no térreo do Bloco C até na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro.
Prestigie!