29 de agosto de 2012

Qualidade na educação é tema de palestra na UNIFEBE

Na segunda-feira, 27, o Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra com a professora Lúcia Schneider Hardt, da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento faz parte da programação de comemoração dos 25 anos do Curso de Pedagogia.

A professora Lúcia afirmou que a qualidade depende do aluno e também do professor. E cabe ao acadêmico que está se formando docente buscar o conhecimento e cultivar o senso crítico. “O estudante não pode deixar cair a qualidade. Ele precisa ter a consciência que para obter êxito precisa construir isso e é custoso. É preciso incentivar os alunos a conhecerem o processo pedagógico, cultivar o senso crítico, autoavaliação, capacidade para dar qualidade no trabalho que desenvolvem. Se for feito com esforço e dedicação o processo de formação será pleno”, afirmou.

A palestrante ainda enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido na UNIFEBE. “É papel também da instituição de ensino articular os docentes para definir as metas. Percebo que aqui a instituição está bem encaminhada e que a teoria também é vivenciada na prática. O processo de qualidade nas salas de aula pode ser feito ainda quando se é estudante da graduação”, disse.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) também foi abordado pela professora que afirmou que o índice é parcial, pois mostra algumas coisas, mas não mostra tudo o que uma escola precisa para ser analisada como bibliotecas e laboratórios, enfim, a infraestrutura oferecida para a capacitação dos alunos. “É um recurso a ser considerado e que ajuda a entender os processos educacionais. Avaliar todas as variáveis e não só o que o professor faz na ponta”.

A coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Marcilene Popper Gomes, afirmou que na educação o foco, além de ensinar, é auxiliar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a procurar ter uma visão de totalidade. “A palestra é uma continuidade da comemoração dos 25 anos do curso de Pedagogia da UNIFEBE. No início do ano, promovemos um encontro com os egressos e a importância de terem realizado o curso e uma análise da profissão. Hoje, estamos trazendo a professora Lúcia para discutir sobre a qualidade do ensino e esperamos que isso se propague na região. Precisamos estar em movimento e a Pedagogia deve discutir situações reais. Vivemos a década da qualidade. É importante o curso discutir essa temática”, finalizou.

Estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Direito, além de professores do Colégio São Luiz e membros da comunidade brusquense.

Texto: Elizandra Damasceno

Professores e funcionários participam da II Jornada Pedagógica do SINEPE 2014