30 de agosto de 2021
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE divulga lista de acadêmicos inscritos no ENADE 2021

Prova será aplicada no dia 14 de novembro

Os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) já podem conferir a listagem dos estudantes habilitados para fazer o Enade 2021. As listas, por curso, estão disponíveis na página do Enade, no site da UNIFEBE.

Nesta edição, participarão os cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, Letras-Inglês, Pedagogia e Sistemas de Informação. Por determinação da Portaria Normativa MEC nº. 494, de 8 de julho de 2021, que estabeleceu as Diretrizes do Enade 2021, os ingressantes dos cursos que serão avaliados deveriam ser inscritos pela instituição de ensino, e estão dispensados de participar da Prova.

Atendimento especializado, específico ou pelo nome social

Os estudantes concluintes que necessitam de atendimento especializado, específico e, ou pelo nome social, devem solicitar até o dia 3 de setembro, pelo site do Enade, de acordo com os termos do Edital MEC nº. 36, de 12 de junho de 2021.

O atendimento especializado é voltado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdo cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e, ou discalculia.

Já o atendimento específico pode ser solicitado por gestantes, lactantes, idosos e, ou pessoas com outra condição específica.

O atendimento pelo nome social é destinado às pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente em consonância com sua identidade de gênero (estudante travesti ou transexual).

Enade*
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional.

Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados às áreas de avaliação da edição.

*Informações retiradas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC)

Os estudantes habilitados que tiverem dúvidas sobre o Enade 2021 podem entrar em contato com a Assessoria de Desenvolvimento Institucional, por meio do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7212.

Psicologia UNIFEBE premia acadêmicos destaque no último semestre

Psicologia UNIFEBE premia acadêmicos destaque no último semestre

28 de fevereiro de 2023
Processo Seletivo Técnico-Administrativo para a função de Motorista – 14/10/2010