03 de maio de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Práticas de acolhimento e cuidado psicológico de pessoas com deficiência são abordadas em visita técnica ao Cagere

Estudantes de Psicologia conheceram o espaço e aprofundaram seus conhecimentos

Para compreender as necessidades das pessoas com deficiência física e mental e observar de perto as estratégias e intervenções utilizadas pela equipe multidisciplinar no processo de reabilitação e integração social, o curso de Psicologia da UNIFEBE promoveu com os acadêmicos das 5ªs fases A e B, uma visita técnica à Casa Assistencial Cagere, de Brusque.

A atividade foi proposta pela professora Luzia de Miranda Meurer, no componente curricular Teorias e Técnicas de Avaliação Psicológica III. Na ocasião, os estudantes foram recepcionados pela coordenadora da instituição, Claudete Tavares Mohnschmidt, que apresentou a história do local, a infraestrutura e os serviços oferecidos aos pacientes de curta, média e longa permanência.

“A visita possibilitou a reflexão sobre questões éticas, o papel do psicólogo no contexto institucional e a importância da interdisciplinaridade no processo de reabilitação e inclusão social. Essa experiência contribui para a formação de profissionais mais capacitados e sensíveis às complexidades do trabalho com essa população, preparando-os para atuar de forma humanizada e eficaz no campo da saúde mental”, pontua a professora Luzia.

Durante a visita, os estudantes aplicaram uma dinâmica com os pacientes. Na interação, eles se apresentaram e contaram um pouco de suas histórias. Para a acadêmica da 5ª fase B, Aline dos Santos Sales, conhecer o espaço e as pessoas que ali são atendidas foi algo que modificou sua visão sobre a profissão que escolheu. “Um momento muito especial foi quando cada um teve a oportunidade de contar sua história, do porquê estava ali e como se sentiam, gostei muito da interação que eles têm entre si, a maneira como cada um se conhece em meio de tantas pessoas, foi algo muito emocionante e que valeu a pena”, conta a estudante.

Já para a acadêmica Deise Cassol, da 5ª fase A, ver como a interação com pessoas de fora faz toda a diferença para aqueles que lá vivem foi muito impactante. “Obrigada por nos proporcionar essa experiência enriquecedora e transformadora durante nosso período de graduação. Sem dúvida alguma, toda troca de vivência é muito válida para nós acadêmicos, pensando no lugar onde iremos ocupar no ramo profissional, trazendo saúde e bem-estar para aqueles que precisam”, complementa.

A coordenadora de Psicologia, professora Andreia Martins, salienta que as visitas técnicas possuem esse propósito de integrar os conteúdos abordados em sala de aula, com a prática da profissão. “Esses momentos promovem também a interação com profissionais de psicologia que já atuam no mercado de trabalho. Então, atividades como essa, enriquecem o currículo profissional e acadêmico dos nossos estudantes”, avalia.

A Instituição

Localizada em Brusque, a Casa Assistencial Cagere realiza há mais de duas décadas um trabalho especializado nos cuidados de pessoas com deficiência física e intelectual associado ou não a transtornos mentais. Até a data da visita, em abril de 2024, a instituição conta com 208 moradores entre homens e mulheres, com idade entre 18 e 59 anos, todos têm quadros de deficiências e/ou transtornos psiquiátricos como deficiência física, sensorial e múltiplas. Dentre os transtornos, os de maior prevalência são de humor, do espectro do autismo, intelectual e esquizofrenia.

Unifebe promove workshops durante a Fairtec 2011

10 de novembro de 2011