24 de novembro de 2014

UNIFEBE e Prefeitura apresentam Projeto Político Pedagógico das escolas de Brusque

Na noite de sexta-feira, 21 de novembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE em parceria com a Prefeitura de Brusque, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou o Seminário de Apresentação do Projeto Político Pedagógico – PPP das escolas da rede municipal.

O trabalho apresentado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, é resultado da formação continuada de professores, coordenadores e representantes das 57 escolas e Centros de Educação Infantil de Brusque, orientada pelos assessores da UNIFEBE. O projeto desenvolvido desde fevereiro teve o objetivo de elaborar e reelaborar os projetos pedagógicos educacionais.

Formação Continuada

A elaboração dos documentos foi dividida em três etapas. A primeira foi de sensibilização envolvendo os profissionais das escolas e a comunidade em um debate sobre os PPP, apontando as necessidades e a importância do documento.

Depois, o projeto seguiu para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. “Todas as escolas foram cadastradas para o preenchimento de uma ficha avaliativa e o início do debate com sugestões e ideias para a elaboração do projeto”, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, Marcilene Pöpper Gomes.

A última etapa foi realizada com a formação continuada dos representantes das escolas na UNIFEBE. Coordenadores, diretores e professores tiveram encontros presenciais no campus Santa Terezinha sob a orientação das assessoras da UNIFEBE com o objetivo de aprofundar conteúdos e práticas pedagógicas.

“Essa foi a fase de reorganização e produção do documento. Cada grupo, com oito escolas, contou com a assistência de uma assessora, professora da instituição. Foi um momento de estudo e qualificação docente”, conta Marcilene.

Parceria

Segundo a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, a parceria com a UNIFEBE foi fundamental para a conclusão de mais uma etapa do processo educacional do município. “Concretizamos aquilo que é uma demanda necessária, que é a construção, elaboração e reelaboração dos projetos políticos pedagógicos. Foi um momento muito rico para que a escola conseguisse se ver , mas também se aprofundar em relação à comunidade”, afirma.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br