22 de outubro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE e UNESC firmam parceria para implantação de programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) voltado à qualificação dos professores de Medicina

Termo de Convênio foi assinado durante o Circuito Inova SC, em Criciúma

Na noite desta quinta-feira (21), o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de Criciúma, firmaram uma parceria para a implantação do programa de Mestrado Interinstitucional (Minter), o primeiro a ser realizado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

O Mestrado em Ciências da Saúde é voltado aos médicos e preceptores, que atuam na formação dos estudantes do curso de Medicina da instituição. O Termo de Convênio entre as duas instituições de ensino foi assinado durante o Circuito Inova SC, em Criciúma, que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

Durante o ato, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enalteceu a importância do programa para a história da instituição. “O Minter em Ciências da Saúde será o primeiro mestrado a ser realizado na UNIFEBE. Ele vem para agregar qualidade e para somar ao nosso curso de Medicina, que tem avançado para ser referência em nosso estado”, enfatiza Rosemari.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a criação de um convênio para a realização de um programa de Mestrado Interinstitucional na área da saúde surgiu de uma demanda institucional. “Alguns médicos e preceptores do curso de Medicina possuem uma ampla experiência nas áreas lecionadas, tem especialização nessas áreas de atuação e são ótimos professores, mas não possuem a titulação acadêmica de mestres. E foi pensando em agregar à formação acadêmica desses docentes e, consequentemente, nas dos nossos estudantes, que o Mestrado será ofertado em nossa instituição”, complementa o professor Gripa.

As aulas do programa de Mestrado em Ciências da Saúde serão ministradas na UNIFEBE pelos professores da UNESC.  A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, destaca que o objetivo do programa é qualificar os profissionais que atuam diretamente na formação dos acadêmicos.

“Nosso intuito é proporcionar uma sólida formação científica e didático/pedagógica aos professores e mestrandos, com foco na capacitação para a produção e o desenvolvimento científico na área da saúde. Temos certeza que a infraestrutura da UNIFEBE somada a qualidade dos professores da UNESC será um diferencial na formação desses futuros mestres”, complementa Edineia.

O Programa de Mestrado em Ciências da Saúde é Conceito 6 na CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e trabalhará com duas linhas pesquisa: Fisiopatologia e Neurociências. Em Fisiopatologia, os mestrandos estudarão os mecanismos biológicos das doenças, para compreender o seu surgimento e evolução, no intuito de desenvolver melhores estratégias terapêuticas. Já em Neurociências o foco do estudo é o sistema nervoso central sob a ótica das ciências básicas e clínicas, procurando entender o funcionamento do cérebro, os processos patológicos e seu tratamento.

Para o coordenador do Mestrado em Ciências da Saúde e professor da UNESC, Emílio Luiz Streck, o convênio firmado entre as duas instituições é de grande relevância para o estado. “Essa é a primeira parceria da UNESC para a implantação de um mestrado interinstitucional com uma universidade aqui de Santa Catarina, e com uma co-irmã do Sistema Acafe. Isso nos deixa muito felizes e com altas expectativas”, destacou Emílio, durante o ato conduzido pela reitora da UNESC, Luciane Cerreta.

A UNIFEBE deve lançar ainda neste semestre o edital que selecionará os 20 estudantes para o programa de mestrado, que terá duração de dois anos e será ofertado no primeiro semestre letivo de 2022.

V Semana de Sistemas de Informação começa hoje

02 de outubro de 2007
Ações de conscientização marcam dia da água

Ações de conscientização marcam dia da água