notícias colégio
Notícias
22 de outubro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE e UNESC firmam parceria para implantação de programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) voltado à qualificação dos professores de Medicina

Termo de Convênio foi assinado durante o Circuito Inova SC, em Criciúma

Na noite desta quinta-feira (21), o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de Criciúma, firmaram uma parceria para a implantação do programa de Mestrado Interinstitucional (Minter), o primeiro a ser realizado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

O Mestrado em Ciências da Saúde é voltado aos médicos e preceptores, que atuam na formação dos estudantes do curso de Medicina da instituição. O Termo de Convênio entre as duas instituições de ensino foi assinado durante o Circuito Inova SC, em Criciúma, que contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

Durante o ato, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enalteceu a importância do programa para a história da instituição. “O Minter em Ciências da Saúde será o primeiro mestrado a ser realizado na UNIFEBE. Ele vem para agregar qualidade e para somar ao nosso curso de Medicina, que tem avançado para ser referência em nosso estado”, enfatiza Rosemari.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a criação de um convênio para a realização de um programa de Mestrado Interinstitucional na área da saúde surgiu de uma demanda institucional. “Alguns médicos e preceptores do curso de Medicina possuem uma ampla experiência nas áreas lecionadas, tem especialização nessas áreas de atuação e são ótimos professores, mas não possuem a titulação acadêmica de mestres. E foi pensando em agregar à formação acadêmica desses docentes e, consequentemente, nas dos nossos estudantes, que o Mestrado será ofertado em nossa instituição”, complementa o professor Gripa.

As aulas do programa de Mestrado em Ciências da Saúde serão ministradas na UNIFEBE pelos professores da UNESC.  A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, destaca que o objetivo do programa é qualificar os profissionais que atuam diretamente na formação dos acadêmicos.

“Nosso intuito é proporcionar uma sólida formação científica e didático/pedagógica aos professores e mestrandos, com foco na capacitação para a produção e o desenvolvimento científico na área da saúde. Temos certeza que a infraestrutura da UNIFEBE somada a qualidade dos professores da UNESC será um diferencial na formação desses futuros mestres”, complementa Edineia.

O Programa de Mestrado em Ciências da Saúde é Conceito 6 na CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e trabalhará com duas linhas pesquisa: Fisiopatologia e Neurociências. Em Fisiopatologia, os mestrandos estudarão os mecanismos biológicos das doenças, para compreender o seu surgimento e evolução, no intuito de desenvolver melhores estratégias terapêuticas. Já em Neurociências o foco do estudo é o sistema nervoso central sob a ótica das ciências básicas e clínicas, procurando entender o funcionamento do cérebro, os processos patológicos e seu tratamento.

Para o coordenador do Mestrado em Ciências da Saúde e professor da UNESC, Emílio Luiz Streck, o convênio firmado entre as duas instituições é de grande relevância para o estado. “Essa é a primeira parceria da UNESC para a implantação de um mestrado interinstitucional com uma universidade aqui de Santa Catarina, e com uma co-irmã do Sistema Acafe. Isso nos deixa muito felizes e com altas expectativas”, destacou Emílio, durante o ato conduzido pela reitora da UNESC, Luciane Cerreta.

A UNIFEBE deve lançar ainda neste semestre o edital que selecionará os 20 estudantes para o programa de mestrado, que terá duração de dois anos e será ofertado no primeiro semestre letivo de 2022.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

V Semana de Sistemas de Informação começa hoje

V Semana de Sistemas de Informação começa hoje


02 de outubro de 2007
Ações de conscientização marcam dia da água
Cultura

Ações de conscientização marcam dia da água


22 de março de 2017
UNIFEBE disponibiliza 40 cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e EAD
Especialização

UNIFEBE disponibiliza 40 cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e EAD


28 de fevereiro de 2019
Skip to content