01 de novembro de 2012

UNIFEBE entrega acervo bibliográfico na UPA

Na manhã desta quinta-feira, 1º, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, representado pelo reitor Günther Lother Pertschy e pró-reitores fizeram a entrega de um acervo bibliográfico, composto por aproximadamente 1.600 livros e 80 gibis na Unidade Prisional Avançada – UPA. Os livros foram arrecadados no Trote Solidário deste ano pelos calouros da instituição.

Participaram da cerimônia de entrega a presidente do Conselho da Comunidade de Brusque, Ana Cláudia Drosdosky, o professor da UNIFEBE e representante da Comissão de Esportes do Conselho da Comunidade de Brusque, Marcelo Baron, o também representante do Conselho da Comunidade e empresário, Norival Fischer, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Armando Dalbosco, o representante do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (DEAP) Edemir Alexandre Camargo Neto, o gestor da UPA Alex Piéri Albanaes e os funcionários da instituição.
De acordo com Baron, não são todos os presos que podem trabalhar nos containers, por isso havia a necessidade de criar uma alternativa. “A leitura alivia a ociosidade e é importante em qualquer fase da vida. A leitura é para a mente o mesmo que o exercício é para o corpo”, comentou. Em seguida, o gestor da instituição afirmou que essa iniciativa é uma forma importante de trazer a resocialização para os internos e assim possibilitar que eles saiam mais instruídos quando conquistarem a liberdade.

Já a presidente do Conselho da Comunidade, Ana Claudia, disse que a entidade tenta trazer mais atividades para o interno e que novas ações estão sendo estudadas para melhorar a qualidade de vida dentro da UPA.

O reitor da UNIFEBE, professor Günther, disse que a instituição procura proporcionar aos acadêmicos atividades que permitam sua evolução como pessoas. Por isso, quando a ideia de criar um acervo bibliográfico para a UPA lhe foi apresentada ela foi prontamente aceita. “Gostamos muito da ideia desta parceria e nossos alunos incorporaram a causa. Ficamos gratificados com o resultado, pois os acadêmicos envolveram a família na busca por livros e gibis. Nosso objetivo é formar profissionais não apenas para o mercado de trabalho, mas com uma consciência socioambiental. Queremos que eles façam a diferença na sociedade”, declarou.

Ele ainda ressaltou que a instituição busca outras formas de contribuir para a sociedade, e, por isso, está inserida em todos os conselhos que existem no município. “Esperamos que esses livros minimizem a situação das pessoas que estão reclusas na UPA. Que esse acervo faça a diferença favorecendo a mudança na vida dos internos. Se esta iniciativa mudar a vida de apenas uma pessoa, o esforço já terá válido a pena”, finalizou o reitor.

No final da cerimônia, foi servido um café preparado pelos internos e o grupo conheceu as instalações da UPA.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe informa alterações no horário de atendimento – 2010