01 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE está entre as três instituições de ensino de Santa Catarina que atende à cota de inclusão de pessoas com deficiência no quadro funcional

Instituição relatou como tem atendido à legislação, em evento sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS no Trabalho em Santa Catarina

Dos cerca de 400 colaboradores, 13 do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) são pessoas com deficiência. A inclusão dessas pessoas no quadro funcional da instituição, apesar de ser obrigatória por lei, tem sido um diferencial em Santa Catarina, já que a UNIFEBE é a terceira instituição de ensino do estado a cumprir com a cota.

Nesse sentido que, a universidade foi convidada para relatar como tem atendido à legislação na Ação Especial Setorial do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina.

No bate-papo virtual, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e o colaborador João Batista Loz, falaram sobre a instituição e o compromisso de abordar a inclusão, não apenas em eventos e atividades, mas de praticá-la no dia a dia. “A inclusão de pessoas com deficiência no quadro funcional das organizações é, principalmente, uma questão de decisão, de gestão. De procurar entender e dar recursos para que eles sejam incluídos no ambiente de trabalho, de fazê-los se sentirem úteis e funcionais, como os demais funcionários. Para a UNIFEBE a inclusão é um compromisso e para isso precisamos ser exemplos”, destaca Rosemari.

A Ação Especial Setorial do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina foi realizada em maio e contou com a participação da auditora fiscal do trabalho e coordenadora estadual do Projeto, Luciana Xavier Sans de Carvalho, do procurador do Trabalho e gerente nacional do projeto do Ministério Público do Trabalho “Acessibilidade e Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas”, com a coordenadora do Centro de Educação e Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial, Márcia Terezinha Miranda, da responsável pelo Apoio Pedagógico do Centro de Educação e Trabalho da FCEE, Neide Maria de Souza, do consultor em inclusão e acessibilidade da FECAM- Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina, Paulo Suldóvski.

O projeto que tem como foco as empresas com cem ou mais empregados da área da educação, conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial e do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina. De acordo com a auditora fiscal do trabalho e coordenadora estadual do Projeto, Luciana Xavier Sans de Carvalho, atualmente, mais de 90% das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Brasil estão empregadas em empresas obrigadas pela lei de cotas. Santa Catarina é o sexto maior estado brasileiro em oportunidades de emprego criadas pela Lei 8213/91.

“Apesar de Santa Catarina estar acima da média nacional no cumprimento da Lei de Cotas em geral, na área da educação está abaixo em mais de 20 pontos percentuais. Foi pensando em alterar esse cenário que promovemos esse bate-papo para discutirmos, entre os 53 empregadores da área da educação, os caminhos possíveis à inclusão. A UNIFEBE já é conhecida no estado pelos eventos e pelo compromisso com a causa e, seus relatos, com certeza, contribuíram para disseminarmos ainda mais os objetivos do projeto”, complementa Luciana.

Ambiente de trabalho inclusivo

Quem chega ao Núcleo de Prática Jurídica – NPJ UNIFEBE é recepcionado por João. Deficiente visual com baixa visão/visão subnormal, João precisa ficar bem próximo ao computador para enxergar as letras ou informações descritas na tela. Para exercer diariamente suas funções, precisou que a instituição substituísse alguns equipamentos, adaptasse o esquema de fontes do computador e substituísse a iluminação do local. “Participar do evento foi um momento marcante para mim, pois falei sobre minha experiência como colaborador PCD. Iniciei na UNIFEBE em abril de 2019, e desde o início fui bem acolhido por todos. Todas as minhas solicitações de adaptação para trabalhar no setor foram atendidas e, hoje, sou muito grato pelo reconhecimento e pelas oportunidades que a UNIFEBE me proporciona”, salienta João.

Além de atender o artigo 93, da Lei Federal 8213/91, que estabelece que empresas com cem ou mais empregados devem preencher uma parte de seus cargos com pessoas com deficiência, a UNIFEBE formou uma equipe multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão, para acompanhar os acadêmicos com deficiência. Por meio do Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante, eles contam com orientação psicológica e atendimento especializado em inclusão pedagógica.

O tema também é foco de estudo e pesquisa na instituição que, neste semestre, tem trabalhado a Acessibilidade e Inclusão, por meio de projetos acadêmicos em parceria com entidades externas, na Curricularização da Extensão.

Professor da Unifebe lança livro e publica dois artigos acadêmicos

19 de abril de 2011
Contratos de financiamento do FIES têm novas datas

06 de maio de 2014