13 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE firma convênio para realização de intercâmbio na Itália com estudantes do Ensino Médio

Primeira etapa da parceria terá início no segundo semestre deste ano.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) firmou nesta segunda-feira (13), um termo de cooperação internacional com o Instituto Profissional de Gastronomia e Hospedagem, Alberghiero Costaggini, para que os estudantes do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE realizem intercâmbio estudantil e cultural na Itália.

O convênio foi assinado pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e pela dirigente escolástica do Instituto, Alessandra Onofri, durante a visita da reitora da UNIFEBE ao Instituto Alberghiero Costaggini, em Rieti, na Itália. Na ocasião, a professora Rosemari Glatz conheceu a estrutura da instituição que possui mais de 60 anos de história.

O intercâmbio

De acordo com a reitora, a primeira etapa do Projeto InterculturaLove terá início no segundo semestre deste ano, quando o Colégio UNIFEBE receberá, por aproximadamente dez dias, dois estudantes e um professor italiano. Durante o período, os intercambistas compartilharão conhecimentos sobre a culinária típica italiana, com aulas de gastronomia. Além do intercâmbio estudantil, os estudantes também vivenciarão um intercâmbio cultural, já que ficarão hospedados na casa dos brasileiros.

Em contrapartida, dois alunos e um professor do Colégio UNIFEBE também terão a oportunidade de vivenciar o intercâmbio em Rieti, onde permanecerão por cerca de dez dias hospedados no Instituto. No mesmo período, a instituição receberá intercambistas do Japão e Marrocos para um grande Workshop Internacional sobre a culinária dos continentes americano, europeu, asiático e africano.

“Este acordo de cooperação representa uma grande oportunidade de aprendizado em todos os sentidos. Além de representar um divisor de águas na formação dos nossos jovens do Ensino Médio, por meio do intercâmbio fortaleceremos nossas raízes históricas e culturais, considerando que a imigração italiana representa 66% da colonização da região de Brusque. Somos muito gratos ao Instituto Cultural Anita Garibaldi, de Laguna, que viabilizou esses contatos e estreitou nossas relações com a instituição italiana”, ressalta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Projeto Anita Fidélis

Desde o dia 11 de março, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz integra a comitiva composta por prefeitos, vereadores, gestores da área de cultura, e membros da Associação CulturAnita, de Laguna. O projeto
Anita Fidélis, celebrado com o Centro Studi Olim Flaminia, de Cesena, Itália, tem por finalidade transformar a catarinense Anita Garibaldi em um ícone mundial na luta pela igualdade feminina.

Professora Rosemari é a única reitora a compor a comitiva e a representar a UNIFEBE, a segunda instituição de ensino superior de Santa Catarina, a integrar o projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, em celebração ao aniversário de 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi.

“Meu objetivo nesta Missão, na qualidade de Reitora da UNIFEBE e Presidente da Fundação Educacional de Brusque, é prospectar e firmar termos de cooperação para intercâmbio de estudantes do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE, intercâmbio acadêmico e docente para Graduação e Pós-Graduação da UNIFEBE, além do desenvolvimento de pesquisas científicas e históricas acerca de Anita e de sua trajetória em Santa Catarina, no Brasil e no mundo”, complementa a professora Rosemari.

A programação da comitiva segue até dia 20 de março, com uma série de visitas oficiais em mais de dez cidades da Itália.

Parceria entre UNIFEBE e Universidade do Peru proporciona intercâmbio de conhecimentos entre professores e acadêmicos
Internacionalização

14 de abril de 2021