13 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE firma parceria de pesquisa com Hospital de Olhos

Cooperação permite que sejam estudadas novas modalidades de diagnósticos em Oftalmologia

A UNIFEBE firmou na quarta-feira, 8 de agosto, uma importante parceria com o Hospital de Olhos de Brusque (HOB) para a realização de pesquisa científica voltada para “Inovações Diagnósticas em Oftalmologia”.

Por meio da parceria, o HOB disponibiliza a partir de agora um Tomógrafo de Coerência Óptica Spectralis, que visualiza, em alta resolução, as camadas da retina e do nervo óptico. O instrumento também permite analisar a microvasculatura retiniana sem utilizar contraste. A UNIFEBE foi responsável por auxiliar na importação do aparelho, cedido pela empresa alemã Heidelberg Engineering GmbH.

O sócio-proprietário do Hospital, o médico oftalmologista Dr. Mauro Toledo Leite, explica que o aparelho consegue mensurar as diversas camadas da retina e ajudará tanto na detecção precoce do glaucoma (lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira), como em doenças da retina. O instrumento vem com um software que será estudado pelo grupo e que poderá auxiliar no diagnóstico e monitoramento de enfermidades neurológicas como Parkinson, Esclerose Múltipla e Alzheimer.

— O tomógrafo ajuda bastante na prática clínica, pois possui resolução e velocidade mais altas do que os outros aparelhos de função semelhante, sendo um dos mais rápidos do mundo. A realização do exame é rápida, não invasiva e indolor — destaca.

Leite enfatiza que em termos de pesquisa científica, a perspectiva é que em curto prazo seja possível compreender melhor como se correlacionam as alterações na camada de fibras nervosas da retina com doenças neurológias e, inclusive, monitorar doenças neurológicas pela análise da densidade de axônios presentes na camada de fibras da retina.

— Acreditamos que pesquisa deva ser conduzida pela junção da universidade e da iniciativa privada. A universidade fornece cabeças pensantes e estrutura, a iniciativa privada auxilia com os equipamentos. Os estudos avaliarão a capacidade do instrumento em detectar doenças oftalmológicas e neurológicas — ressalta.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, salienta que o convênio com o HOB é muito especial para a Instituição.

— Estar envolvido numa pesquisa de grande relevância, onde atuaremos de forma conjunta para avançar e minimizar o impacto de doenças como glaucoma e outras mais que possam ser evidenciadas por meio de um equipamento que nós auxiliamos na importação, é uma grande satisfação — enfatiza.

Além do reitor, participaram da assinatura do convênio a médica oftalmologista do HOB, Dra. Kátia Mantovani Bottós Leite, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Edinéia Pereira da Silva Betta e a supervisora de pesquisa, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

Resultado

Mesmo recente, a parceria entre a UNIFEBE e o HOB já está dando frutos relacionados à pesquisa científica. O médico oftalmologista Mauro Toledo Leite trabalha em um grupo de pesquisa na Instituição e está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre “Avaliação da Acurácia Diagnóstica do Tomógrafo de Coerência Óptica (oct) Spectralis para detecção de glaucoma na população de Santa Catarina”.

Unifebe tem mais um professor com título de Doutor

29 de maio de 2007
Estudantes visitam estúdio fotográfico profissional