06 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE forma Grupo Teatral com estudantes e egressos

Projeto visa fomentar a cultura e desenvolver habilidades comunicacionais

Durante os encontros realizados às quintas-feiras, logo após a aula, o acadêmico de Direito, Iago Guilherme Prim, desenvolve no palco algumas das habilidades que serão requisitadas no seu futuro profissional. Desde maio deste ano, Iago participa do Grupo Teatral da UNIFEBE, um projeto realizado com estudantes bolsistas e egressos da Instituição.

“Meu interesse pelo teatro surgiu na infância, quando participei de um grupo teatral na associação de moradores do bairro onde moro. Lembro que na época apresentamos várias peças e eu amava profundamente o contato com o palco e com o público. Acredito que esse gosto pelo teatro tenha tido grande influência na escolha da minha Graduação”, comenta Iago.

Assim como Iago, outros dez integrantes compõem o primeiro grupo teatral da UNIFEBE, criado com o intuito de fomentar a cultura e contribuir com a formação dos acadêmicos. O projeto de extensão é coordenado pelo professor Emiliano Daniel de Souza e é realizado semanalmente, às quintas-feiras, das 22h às 23h, no campus Santa Terezinha.

Por meio de jogos teatrais, os participantes são instigados a aprimorar a expressão corporal, facial e melhorar o uso da voz. Todas as atividades são pensadas em melhorar a percepção da forma como os integrantes olham para o público, como gesticulam, qual seu ritmo de fala. “Os ensaios servem de experimentação. Durante a prática simulamos situações que poderiam ser vivenciadas no dia a dia. Tudo é feito com um cuidado artístico, com o objetivo e realmente despertar sentimentos e emoções no espectador”, explica o professor.

Teatro X Formação Profissional

A expressão corporal e a oratória são apenas algumas das habilidades que os estudantes desenvolvem por meio da manifestação artística. De acordo com o professor Emiliano, tanto na vida profissional quanto pessoal, é essencial que os estudantes saibam se comunicar, se expressar e interagir com pessoas diferentes. “Participar de um grupo de teatro faz com que os estudantes tenham mais consciência da forma como se expressam. Exercitamos o falar em público, aprendemos a ter uma postura. Essas pessoas terão habilidades e aptidões altamente exigidas hoje no mercado de trabalho, principalmente no que se refere à comunicação e ao trabalho coletivo”, complementa Emiliano.

Egressa do curso de Direito, Laíza Nunes Paz, ingressou no grupo voluntariamente por ser apaixonada pela arte. “Sou advogada desde que me formei e, muito antes da faculdade, já era escritora de poesias, romances e contos. No ano de 2022 iniciei o teatro na Fundação Cultural de Brusque e isso se tornou parte essencial da minha vida. Meu amor por essa arte foi o que me trouxe para dentro da UNIFEBE novamente. O teatro é muito importante para a minha profissão, pois ajuda no desenvolvimento da oratória, trabalha muito com a timidez, me deixando mais confortável diante do público, melhorando detalhes indispensáveis na advocacia”, destaca Laíza.

Incentivo artístico cultural

A UNIFEBE lançou em abril deste ano o Edital para a seleção de integrantes para o Grupo Teatral da Instituição. O projeto de extensão foi criado como incentivo financeiro aos estudantes. “Além de disponibilizar bolsas de estudo aos acadêmicos integrantes, o Grupo Teatral da UNIFEBE fomenta a cultura local e regional, possibilitando que a comunidade acadêmica e externa tenha ainda mais contato com essa manifestação artística”, enfatiza a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Os encontros iniciaram em maio e, atualmente, o Grupo Teatral da UNIFEBE é formado por onze pessoas, entre estudantes e egressos.

Confira as fotos do primeiro encontro:

Meio Ambiente e Sustentabilidade é tema de debate no Enpex

09 de junho de 2010