01 de março de 2023

UNIFEBE inaugura área externa poliesportiva

Local conta com campo de futebol, quadra de areia e pista de atletismo

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) inaugurou na noite desta terça-feira (28), a primeira etapa do Complexo Esportivo UNIFEBE. A área externa poliesportiva, localizada nos fundos do Bloco D, do campus Santa Terezinha, conta com campo de futebol, quadra de areia e pista para a prática de diversas modalidades de atletismo como corrida, salto em distância e lançamento de dardos.

Do centro do campo, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, chutou a bola em direção ao gol. O pontapé inicial do jogo comemorativo entre professores e estudantes, com o reforço do pastor Edélcio Tetzner, marcou, oficialmente, a entrega do espaço, que será utilizado a partir de agora pelos acadêmicos da UNIFEBE e estudantes do Colégio UNIFEBE.

“Esporte e educação são duas áreas que caminham juntas e há muitos anos nós esperávamos, ansiávamos por ter este espaço, pensado para o ensinar e aprender, para tornar o nosso processo de ensino-aprendizagem ainda melhor. Este momento é rico de significados para a nossa comunidade acadêmica e poder fazer essa entrega no ano do Jubileu de Ouro da nossa instituição torna esse marco ainda mais dourado e especial”, enfatizou a reitora.

A solenidade contou também com uma bênção ecumênica, conduzida pelo pastor da Igreja Luterana, Edélcio Tetzner, e integrou a programação dos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque –FEBE. O evento contou com a presença do prefeito de Brusque, José Ari Vequi, representantes da sociedade, professores, estudantes e comunidade em geral.

Espaço de formação

Com a área externa poliesportiva, os acadêmicos do curso de Educação Física poderão pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da Graduação. Os alunos do Colégio UNIFEBE também utilizarão o espaço para as aulas de Educação Física e para a realização de práticas esportivas em atividades extracurriculares.

“O esporte é uma oportunidade de desenvolvermos nos nossos alunos competências, habilidades e valores, como tomada de decisão, trabalho em equipe, empatia, que se unidas ao conteúdo curricular assumem um papel decisivo para o crescimento pessoal e profissional. Que todos usufruam desse espaço com carinho, cuidado, pois ele é nosso, de todos nós, comunidade acadêmica, escolar e externa”, complementou o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow.

Para o coordenador do curso de Educação Física da UNIFEBE, professor João Derli de Souza, a inauguração da área poliesportiva faz parte de um sonho, que iniciou em 2004, com a primeira turma do curso. “Uma das principais características do nosso curso de Educação Física é a relação teoria e prática desde as primeiras fases e a participação efetiva na comunidade, por meio de uma série de atividades de extensão e iniciação científica. A caminhada continua firme e sustentável com esse momento importante que é inauguração dos espaços esportivos. A conquista de hoje é de todos nós”, salientou o professor João Derli.

A diretora de Esportes do Diretório Centro dos Estudantes – DCE UNIFEBE, Amanda Padilha da Rosa, destacou a importância do espaço para a socialização dos alunos do Colégio e dos cursos de Graduação. “É uma honra como acadêmica representar os demais estudantes nessa solenidade de inauguração de um espaço que será tão importante para a nossa instituição. O complexo esportivo além de possibilitar o desenvolvimento de uma série de atividades para todos os cursos, oportunizará a socialização dos alunos. Ficamos realizados com essa conquista de mais um ambiente pensado com muito carinho e destinado a nós estudantes”, destacou a acadêmica, direto de esportes do DCE UNIFEBE.

O projeto

O espaço de práticas esportivas ao ar livre é a primeira etapa da construção de um complexo em uma área total de 3.977, 99 m². O projeto prevê ainda a edificação de um ginásio coberto com quadra com medidas oficiais, academia, diversas salas para prática de pilates, danças, yoga, enfermaria, sala do árbitro, cabines de imprensa, depósitos, sanitários e vestiários acessíveis.

De acordo com o arquiteto responsável pela obra e professor da UNIFEBE, Karol Carminatti, toda a execução do Complexo tem prezado por questões de sustentabilidade, com captação de água da chuva, arquitetura projetada para aumentar a capacidade de receber iluminação natural e rampas e elevadores para pessoas com deficiência física.

“A área poliesportiva também integra as melhorias e o projeto de revitalização do nosso campus, que pouco a pouco tem se tornado mais sustentável e verde. Um verdadeiro parque convidativo às práticas ao ar livre”, destacou Karol.

A obra do ginásio, que terá capacidade para 400 pessoas na arquibancada, está prevista para ser concluída em 2024.

Curso de Formação “O Professor da Unifebe e a Cultura EAD”.

21 de fevereiro de 2006
Inscrições abertas para terceira edição do concurso Poesia Urbana