14 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE inaugura Laboratório da Saúde e Exercício

Espaço para práticas de atividades físicas será aberto aos acadêmicos, professores e colaboradores da instituição.

Agora os acadêmicos, professores e colaboradores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e do Colégio UNIFEBE terão à sua disposição uma academia. O Laboratório da Saúde e Exercício foi inaugurado pelo curso de Educação Física da instituição nesta terça-feira (14), e será um ambiente destinado ao aprendizado dos universitários.

Localizado no térreo do Bloco C, o laboratório possui uma estrutura completa com equipamentos de musculação, sala de pilates para 20 pessoas e espaço apropriado para avaliação física. Com 141 m² tem capacidade para 42 pessoas e atenderá das 7h às 11h e das 12h às 22h.

O coordenador de Estágio Supervisionado do curso de Educação Física da UNIFEBE e responsável pelo projeto do laboratório, professor André Luís de Oliveira Braz, explica que a academia se tornou uma realidade graças ao projeto do Laboratório da Saúde e Exercício, submetido por meio do Edital de Chamada Pública – Programa Estruturante Acadêmico de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios do Estado de Santa Catarina da FAPESC, órgão do Governo do Estado responsável por fomentar e incentivar o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação catarinense, repassando recursos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos.

“O esforço da UNIFEBE somado a oportunidade que a Fapesc nos proporcionou é motivo de celebrarmos hoje, a inauguração oficial da Academia/Laboratório voltado para a saúde, para o ensino, para a aprendizagem dos nossos acadêmicos. Um espaço unicamente preparado para ensinar e preparar os nossos acadêmicos a atuarem em uma academia de ginástica de modo eficiente e eficaz. Com esse ambiente vamos além e efetivamente contribuiremos para a saúde, bem-estar e qualidade de vida de todos os acadêmicos, professores, colaboradores e da comunidade especial”, destacou o professor André Braz.

Sofia Geanesini Felix é uma das acadêmicas do curso que usufruirá da estrutura. “Para nós do curso de Educação Física a Academia/Laboratório é mais um impulso em direção ao aprendizado, proporcionando novos recursos e permitindo o acesso a uma formação de qualidade com todo o suporte necessário, a fim de que possamos fazer a diferença dentro da sociedade. Dessa forma, o curso de Educação Física da UNIFEBE caminha para atingir seu principal objetivo: construir profissionais qualificados e capazes de promover a qualidade de vida por meio de diversas práticas corporais”, enalteceu a estudante.

Antes de desenlaçar a fita de inauguração do novo espaço, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatizou o compromisso da instituição com a qualidade de ensino. “Na UNIFEBE, a articulação entre teoria e prática é um dos pilares que norteia o processo educativo e que torna a aprendizagem mais significativa e efetiva, ao associar o saber e o fazer a situações reais do cotidiano profissional dos acadêmicos. A academia será o espaço para essas práticas e possibilitará, mais uma vez, integrar a comunidade acadêmica como um todo, já que é um laboratório para os cursos da área da saúde, mas que poderá ser utilizado por todos da instituição. Usufruam com sabedoria”, complementou a reitora.

A solenidade de inauguração do Laboratório da Saúde e Exercício contou com a presença do vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, do pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, do coordenador de Educação Física, professor João Derli, demais professores e acadêmicos do curso e estudantes e colaboradores da UNIFEBE.

Saiba como se inscrever

As matrículas para utilizar a academia da UNIFEBE iniciam na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, e podem ser realizadas diretamente no laboratório. Os estudantes interessados devem apresentar um atestado médico para prática de exercícios de musculação e comprovante de matrícula. Já os docentes e técnico-administrativos precisam apresentar o atestado médico para prática de exercícios de musculação e comprovante de vínculo com a instituição.

Confira as fotos do novo espaço e da solenidade de inauguração do laboratório.

Árbitro da CBFS palestra para acadêmicos de Educação Física

09 de setembro de 2008
Mutirão do Procon atende 80 audiências em dois dias

Mutirão do Procon atende 80 audiências em dois dias