notícias colégio
Notícias
21 de maio de 2013

UNIFEBE inaugura Laboratório de Materiais de Construção Civil

Na quarta-feira, 22, no hall do Bloco D, campus Santa Terezinha, às 19h, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugura mais um laboratório para ampliar a infraestrutura do curso de Engenharia Civil e, assim, oferecer aos acadêmicos o ensino aliado à prática profissional.


O Laboratório de Materiais de Construção Civil ocupa um espaço de aproximadamente 75m2. Segundo o coordenador do curso, George Bleyer, o laboratório possibilitará aos alunos um melhor aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula por meio de ensaios e experimentos. “Os ensaios não somente contemplam a necessidade da prática de laboratórios para os alunos de engenharia, como também será importante para a comunidade, já que atenderá as empresas do setor de construção civil da região, que poderão fazer ensaios de seus materiais aqui na UNIFEBE”, explica. “Esta prática é de extrema importância, pois aproxima as empresas da universidade, proporcionando-lhes um serviço de qualidade, porque os ensaios serão realizados segundo as exigências das normas técnicas, como também permite aos alunos do Curso de Engenharia Civil a oportunidade de trabalhar com casos práticos trazidos pelas empresas e por meio do método científico aplicar os conteúdos vistos em sala de aula para produzir conhecimento”, completa Bleyer.

Equipamentos

O novo espaço oferecerá aos alunos um Peneirador Aerodinâmico para análise granulométrica de materiais como cimento, gesso, calcário, argilas, entre outros materiais. Esse ensaio permite determinar o índice de finura dos materiais para atendimento da norma brasileira NBR 12.826, possibilitando avaliar melhor as características físicas desses materiais.


Também está disponível um Misturador de Argamassa mecânico, conhecido como argamassadeira, utilizado para a preparação e homogeneização da massa que permite que seja obedecido às características da mistura exigidas na norma brasileira NBR 7.215.


O laboratório ainda contará com betoneiras de 130 litros e 400 litros que permitem uma melhor homogeneização e rapidez da mistura. “Para não haver desperdício será disponibilizada uma balança de piso com capacidade para 150 kg, que permitirá mensurar a quantidade de massa necessária para os ensaios. Ainda será incorporado aos equipamentos do laboratório, no mês de junho, a Prensa Servo-Hidráulica que funciona acoplada a um microcomputador,  permitindo a realização de ensaios com taxa de incremento de carga constante e manutenção de carga com alto grau de automatismo e emissão de relatórios, e também um extensômetro que permite a determinação do módulo tangente inicial, módulo secante e diagrama de tensão-deformação de acordo com as normas ABNT NBR 8522. O equipamento permitirá a análise automática dos resultados ao final dos ensaios, permitindo ainda ensaios de compressão em corpos de prova, deformação e resistência à tração de materiais de construção civil”, destaca o coordenador.


Mais informações: (47) 3211-7215


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social


 

Postagens relacionadas

“Metas de qualidade da água” será tema de oficina na Unifebe

“Metas de qualidade da água” será tema de oficina na Unifebe


19 de junho de 2009
Liberada a 2ª e 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170

Liberada a 2ª e 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170


14 de julho de 2010
Editora da UNIFEBE lança três novas obras
Destaque

Editora da UNIFEBE lança três novas obras


04 de março de 2024
Skip to content