Um ambiente projetado para que o estudante se torne ainda mais o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, este é o Laboratório de Metodologias Ativas inaugurado nesta quarta-feira (8), pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).
O espaço com 77 m², localizado no térreo do Bloco C, tem como propósito promover uma aprendizagem mais participativa e colaborativa. Com um mobiliário diferente das salas de aula convencionais, as mesas modulares podem ser adaptadas para diferentes interações, como discussões em grupo, trabalhos individuais ou atividades práticas.
O Laboratório de Metodologias Ativas conta ainda com tela interativa, óculos de realidade virtual, notebooks, entre outras tecnologias educacionais, que permitem aos alunos e professores acessar recursos digitais, colaborar em projetos e compartilhar ideias de forma dinâmica. A estruturação do espaço foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, por meio do Edital n° 29/2021.
“É um laboratório pensado como um ambiente funcional e dinâmico, no qual a inovação pedagógica e a tecnologia se combinam para criar experiências de aprendizagem significativas, indo ao encontro da proposta pedagógica da nossa instituição, que é a de tornar o estudante o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem”, enalteceu a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia Anos Iniciais, Eliane Kormann considera o espaço um diferencial na estrutura da instituição. Ela salienta a adaptabilidade para diferentes demandas do espaço e a possibilidade de uso por diferentes cursos, além de setores da UNIFEBE e comunidade, servindo de espaço recorrente para formações.
“Fazer parte desta inauguração é significativo porque falamos de metodologias ativas de ensino, um dos elementos fundamentais da atuação docente e que, hoje, se faz necessário, assim como dito na literatura, que as metodologias ativas trazem o aluno para o protagonismo, para uma aprendizagem participativa, colaborativa e imersiva, fazendo um diferencial na formação dos acadêmicos e futuros pedagogos”, relatou durante a solenidade.