02 de junho de 2014

UNIFEBE inaugura maior laboratório de informática da instituição

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou na noite de sexta-feira, 30 de maio, o maior laboratório de informática da instituição. O laboratório VII, localizado na sala 25 do bloco D possui 51 maquinas de última geração equipadas com as ferramentas necessárias para preparar adequadamente os acadêmicos para o mercado de trabalho. Foram investidos aproximadamente R$ 180 mil em equipamentos, R$ 40 mil em software e R$ 9 mil em rede e estrutura.

Para o reitor Günther Lother Pertschy, a inauguração é motivo de orgulho para a instituição. “Esse é o nosso maior laboratório, com equipamentos e software de última geração, que serão utilizados preferencialmente pelos acadêmicos das engenharias e arquitetura. Com isso, estamos cumprindo o planejado em relação aos investimentos em estrutura laboratorial e proporcionando um ambiente adequado para a formação dos nossos acadêmicos, com qualidade, voltada a excelência”, explica. Futuramente o laboratório também será equipado com uma impressora 3D, já em fase de aquisição.

O professor Rogério Pedroso, representando o Núcleo de Informática, desejou aos alunos uma boa utilização do espaço para a formação dos estudantes. Para o coordenador interino dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Milton Pinotti, a tecnologia servede apoio, mas não substitui a capacidade humana.

“O computador facilita a rotina de trabalho, mas se você errar, o resultado é ruim. Nada substitui o intelecto humano. O diferencial do profissional não está na ferramenta, o que faz a diferença é saber fazer o uso dela”, discursou.

O acadêmico de Engenharia Civil, Crislei Facchi, elogiou o novo laboratório. “A entrega desse laboratório será muito importante para todo tipo de projeto na nossa carreira, com os software mais avançados. Esse laboratório fará a diferença quando estivermos no mercado de trabalho”, afirma.

Equipamentos

Os computadores de alto desempenho Dell OptiPlex 7010 com processador Intel Core i5 3,4 Ghz, 8 Gb de memória RAM, HD SSD 128 Gb, Vídeo Radeon HD 7000 séries, leitor e gravador de DVD, monitor 19" LCD serão utilizados preferencialmente pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

Entre os software específicos que serão utilizados pelos estudantes estão: AutoCad Master Suite Estudante 2014, SolidWorks 2012 x64, Armacon – Sistema de Cálculo Estrutural – Versão acadêmica 1.2.1, Microsoft Office 2010 (Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint), Microsoft SilverLight, Microsoft Forefront Endpoint Protection, Microsoft Mathematics, Graphmatica, Calc 3D Pro 2.1.10, CalculuLux Area 6.4.1, CalculuLux Road 6.4.1, 7zip, Belgo Pavimento, Blender, Google Earth, Mapgeo 2010 e Java 7.51.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br