notícias colégio
Notícias
23 de março de 2017

UNIFEBE inaugura primeiro MakerBot Innovation Center do Brasil

Lab (40)Pioneiro especialmente nas Engenharias, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE avançou mais um importante passo na área da inovação nesta quarta-feira, 22, com a inauguração do primeiro MakertBot Innovation Center do Brasil, o laboratório de impressão 3D “IN³D”.

O laboratório de 50m², anexo ao Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE, tem layout diferenciado para desenvolver a criatividade e conta com oito impressoras 3D, um scanner tridimensional e computadores com softwares dedicados à Engenharia.

O ambiente será utilizado preferencialmente pelos cursos de Engenharia da Instituição, mas também atenderá cursos como Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda, além de outras demandas vindas da comunidade.

O coordenador do laboratório e do curso de Engenharia Mecânica, professor doutor Denis Boing, explica que o IN³D tem como principal objetivo a inovação, o desenvolvimento e a integração da manufatura aditiva, a impressão 3D.

— Isso é muito importante para nossa realidade, pois a manufatura aditiva é considerada a quarta revolução industrial. Isso porque ela altera totalmente a forma como pensamos o desenvolvimento de projetos e também a fabricação de componentes – explica.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, a inauguração faz parte de um planejamento maior relacionado ao CTIF da instituição.

— Entregamos um ambiente de desenvolvimento de prototipagem, pensado para que possamos desenvolver produtos de melhor qualidade para empresas e indústrias da região. As futuras tecnologias a serem implantadas na UNIFEBE serão: robótica e tecnologia a laser — conta.

Pioneira em Inovação

Lab (35)Segundo o diretor da Wishbox Technologies – empresa representante da Makerbot no Brasil – Tiago Marin, o novo laboratório da UNIFEBE, único do Brasil neste formato, trará inúmeros benefícios para a Instituição, comunidade e acadêmicos.

— É importante ressaltar que o Inovation Center da UNIFEBE é o primeiro do Brasil nesse formato, com oito impressoras 3D disponíveis para utilização dos acadêmicos em projetos, pesquisas e treinamentos. Nossa empresa tem cerca de quatro anos no mercado e já atende universidades em todos os estados. Normalmente, esses equipamentos ficam restritos para utilização em aplicações específicas, diferente da UNIFEBE, onde essa prática poderá ser absorvida por todos os alunos — afirma.

Para o acadêmico da 5ª fase de Engenharia Mecânica, Nícolas Michel Heckert, é exatamente essa oportunidade de prática constante que faz o diferencial do curso.

— Esse novo espaço é uma possibilidade de conciliarmos ainda mais a junção entre teoria e prática. Por ser aluno, bolsista e também ter sido estagiário, vejo essa integração como muito importante, não só para o desenvolvimento acadêmico, mas principalmente para o futuro profissional de quem estuda na UNIFEBE — conta.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes do Colégio UNIFEBE realizam entrevistas com profissionais de diferentes áreas de formação
Colégio Universitário de Brusque

Estudantes do Colégio UNIFEBE realizam entrevistas com profissionais de diferentes áreas de formação


20 de maio de 2024
Liberadas 1ª e 2ª parcelas da Bolsa de Estudo do Artigo 171

Liberadas 1ª e 2ª parcelas da Bolsa de Estudo do Artigo 171


31 de outubro de 2012
Professor de Educação Física participa de Banca na Udesc

Professor de Educação Física participa de Banca na Udesc


23 de fevereiro de 2006
Skip to content