notícias colégio
Notícias
24 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE confeccionará réplica de roupa utilizada por Anita Garibaldi

Trabalho é fruto de pesquisa internacional realizada na Itália

As roupas usadas por Anita Garibaldi e preservadas há mais de 150 anos na reserva técnica do Museu di Stato – Piazzetta Titano de San Marino, na Itália, estão sendo estudadas e serão replicadas pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O traje, composto por uma saia e uma véstia, é objeto de uma pesquisa internacional coordenada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Instituição, professora Edinéia Pereira da Silva.

“A nova história traz outras possibilidades de estudos, sobretudo acerca da nossa identidade no estado de Santa Catarina. Sabemos que Anita Garibaldi é um ícone internacional. No entanto, há muito a ser descoberto sobre a sua trajetória. Então nós, por estarmos em uma região onde a indústria têxtil faz parte do nosso DNA, com um curso de Design de Moda referência no estado, pretendemos contar um pouco desse universo de Anita, a partir de artefatos têxteis reais. Essas vestes tem uma relação com a nossa identidade e com a nossa expertise, que perpassa pelo universo do vestuário”, explica a reitora.

Em outubro de 2022, professora Edinéia foi à Itália e teve acesso ao traje de Anita. Pela segunda vez na história uma pesquisadora brasileira foi autorizada a manusear a roupa. Na ocasião, a pró-reitora da UNIFEBE analisou as medidas de cada peça para a primeira etapa da pesquisa. Em março de 2023 uma nova etapa do trabalho foi realizada pela reitora da UNIFEBE, que também visitou o Museu em San Marino, durante sua participação no Projeto Anita Fidélis, na Itália. Para garantir que as réplicas reproduzidas pela UNIFEBE sejam fieis, a reitora realizou uma pesquisa minuciosa dos tamanhos dos desenhos do rapport e coletou algumas amostras dos fios do tecido.

De acordo com a professora Edinéia, a partir do momento que a UNIFEBE divulgou a pesquisa no Brasil, outras instituições procuraram a universidade para participar do projeto. Em parceria com o Senai, uma série de estudos foram realizados com os fios da roupa de Anita. O material foi analisado por técnicos em um dos laboratórios do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design – Lafite. O coordenador da Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE e engenheiro têxtil, Wallace Nóbrega Lopo, destaca que com as informações obtidas a partir do estudo técnico de fios e fibras, constatou-se que as roupas foram confeccionadas em seda pura.

A empresa brusquense RenauxView se colocou à disposição para desenvolver o tecido. Para testar os acabamentos, três amostras já foram produzidas por uma das maiores fabricantes de tecidos do Brasil. O especialista em têxteis da RenauxView, Nilson José Ebele, enfatiza o quão desafiador e interessante tem sido participar da pesquisa, principalmente, pelas questões técnicas a serem aplicadas, visto que o tecido foi confeccionado em um período que não existiam muitos recursos e tecnologias. “Nós buscamos por matérias primas semelhantes àquelas usadas na época, em torções de fios semelhantes e equipamentos que podem reproduzir aqueles teares antigos. Foi desafiador, mas o resultado está sendo surpreendente. Para nós, RenauxView, é um privilégio trabalhar com a UNIFEBE neste resgate da história de Santa Catarina, a partir da nossa tradição centenária, que é o têxtil”, enaltece Nilson.

Com base nas medidas e no laudo cadavérico elaborado na época, a UNIFEBE está desenvolvendo um manequim, exatamente com os tamanhos de Anita Garibaldi. “Dessa forma, chegaremos o mais próximo do real. Até o final do mês de junho, o tecido deve ficar pronto e uma etapa de produção da réplica deve ser iniciada pela universidade”, afirma Edinéia.

A Pesquisa

O envolvimento da UNIFEBE com a história de Anita iniciou em outubro de 2021, quando a instituição recebeu o plantio da Rosa de Anita, e passou a integrar a rota do projeto internacional Dois Mundos e uma Rosa para Anita. Para ter acesso e poder manusear as peças, a instituição iniciou as tratativas com o Museo di Stato – Piazzetta Titano de San Marino e, em setembro de 2022, recebeu a autorização do Diretor dos Institutos Culturais e do Chefe dos Museus Estaduais.

A partir da pesquisa, as próprias autoridades de San Marino e das cidades do entorno, que preservam a história de Anita, também se engajaram com a iniciativa da UNIFEBE. Desde então, outros artefatos utilizados por ela, preservados em outros museus da mesma região da Itália foram descobertos. Durante sua participação na missão internacional com a CulturAnita, a reitora da UNIFEBE firmou alguns convênios com cidades que compartilham do mesmo objetivo. Uma delas é uma cidade de Ravena, que preserva um par de botas, possivelmente utilizado pela heroína dos dois mundos no Brasil. No Museu de Ravena, a reitora fez as medições da bota, para a partir do tamanho do pé, analisar a estatura de Anita.

“A pesquisa é uma das etapas de um trabalho feito e abraçado por tantos, que como a UNIFEBE, querem manter viva uma referência feminina e histórica do nosso estado. A história nos legitima e nos inspira e é este o nosso objetivo com este trabalho, entender de fato como Anita foi. Esta mulher que, para a época, desconstruiu tantos padrões e deixou rastros por onde passou. Que nas escolas, nossos alunos entendam a importância deste legado. Que eles conheçam, aprendam e se apropriem, pois ela foi uma pessoa real”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

O Traje

O traje que está sendo recriado pela UNIFEBE foi comprovadamente utilizado por Anita, dias antes de sua morte, quando estava em fuga de Roma. A roupa, de acordo com os registros históricos, foi doada por mulheres da cidade de Cetona, na Itália. Em San Marino, onde hoje o artefato está preservado, Anita trocou de roupa e lá o traje ficou. As peças já passaram por análise e restauro de profissionais em Bolonha e possuem muitos indícios de uso. Além disso, a roupa possui elementos incomuns para a época, como bolsa na saia, e modelagem que fogem do comum para época, por exemplo.

“A partir dessa pesquisa queremos recriar algumas réplicas que serão distribuídas para museus do nosso estado. Nosso intuito é que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a história, se apropriem de Anita Garibaldi, de uma mulher real, que viveu aqui. Que esse artefato aproxime mais o estudante, as crianças que visitam esses museus e que ele contribua com o processo de ensino-aprendizagem acerca da história de Anita Garibaldi e de Santa Catarina”, complementa a professora Edinéia.

O projeto coordenado pela reitora e pela Professora Edinéia, conta com o envolvimento do engenheiro têxtil e professor da UNIFEBE, Wallace Nóbrega Lopo, Daniel Goulart, professor e especialista em modelagem. A pesquisa está sendo acompanhada pela brasileira e intérprete que vive na Itália, Luciana Silveira, pela professora da UDESC, Mara Rúbia Sant’Anna da UDESC, pelo escritor Adilson Cadorin, do Instituto Cultural Anita Garibaldi, e Andrea Antonioli, do Centro Studi Olim Flaminia, da Itália. Todos profissionais dedicados ao estudo da história e do vestuário.

Pesquisa apresentada em evento científico

A pesquisa desenvolvida pelas representantes da UNIFEBE foi apresentada nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, no V Seminário Moda: Uma abordagem Museológica, organizado pela Fundação Casa Rui Barbosa e Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. No evento, que visou debater sobre a conservação de acervos de moda enquanto uma atividade científica, buscando uma troca de informações sobre as coleções têxteis que estão sendo muselizadas no País e exterior, a reitora da UNIFEBE e a pró-reitora da Instituição abordaram o tema “Artefatos que contam histórias: o traje de Anita Garibaldi” e expuseram os trabalhos desenvolvidos por meio do Centro de Memória UNIFEBE.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 5ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.1

Liberada a 5ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.1


26 de janeiro de 2009
Empresas interessadas na construção da ampliação do Bloco F já podem enviar propostas
UNIFEBE

Empresas interessadas na construção da ampliação do Bloco F já podem enviar propostas


01 de março de 2023
Produção Têxtil passa por reconhecimento de curso com nota 4,37
UNIFEBE

Produção Têxtil passa por reconhecimento de curso com nota 4,37


06 de março de 2017
Skip to content