19 de maio de 2009

Unifebe lança Avaliação Institucional

Teve início nesta segunda-feira, dia 18, a Avaliação Institucional da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. No período da noite a reitora da Instituição, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, se reuniu com líderes e vice-líderes de classe no Auditório do Bloco C para esclarecer dúvidas em relação ao assunto.

Ainda estiveram presentes na ocasião o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein, a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, a analista de desenvolvimento, Fabiani Cristini Cervi Colombi, o assessor jurídico, Ronaldo Uller, o contador, Luiz Pedro Benvenutti, a secretária de educação e membro do Conselho Universitário, Gleusa Fischer, a representante do Conselho Regional de Contabilidade e presidente do Conselho Curador, Cláudia Furtado, e a representante da Associação Comercial e Industrial de Brusque e da Comissão Própria de Avaliação, Bernadete Loos Moritz.

Na abertura do evento a reitora destacou a importância da Avaliação Institucional. "Nós estamos aqui para incentivar a participação, já que o resultado dela define a nossa credibilidade e agrega valor ao diploma de cada profissional aqui formado. É importante que os segmentos que estão envolvidos neste processo tenham clareza de como ele é desencadeado e da forma transparente como ele é aplicado", afirmou.

A reitora aproveitou o momento e citou os principais tópicos levantados na Avaliação anterior. A partir deles foi possível suprir algumas deficiências, providenciando-se, por exemplo, a instalação de um novo ponto de fotocópias e a criação de mais um laboratório de informática, além da troca dos computadores do Laboratório 3. "Estas foram algumas das ações que realizamos atendendo as solicitações dos acadêmicos, por isso reiteramos a relevância da participação de modo efetivo e sério que contribua para o avanço", complementou.

A secretária de educação aprovou a reunião e na condição de egressa enfatizou o significado da Avaliação Institucional. "O evento foi muito positivo, acho importante a Unifebe esclarecer estas questões aos acadêmicos com transparência e também cobrando seriedade neste processo que significa tanto para uma instituição de ensino", comentou Gleusa.

Neste semestre docentes e acadêmicos devem realizar a Avaliação através da internet, acessando o site da Instituição, até o dia 10 de junho. Enquanto professores analisam as turmas, os alunos avaliam seus mestres. Vale ressaltar que ambos deverão fazer a auto-avaliação, podendo realizar também comentários e sugestões. Segundo a analista de desenvolvimento a participação de ambos é fundamental, pois a avaliação permite, que a partir do diagnóstico geral da instituição e específico por curso, conhecer a qualidade de ensino oferecida utilizando-se de diferentes indicadores.

"Ressaltamos que a Avaliação constitui-se num instrumento de gestão participativa. Com a participação de toda comunidade acadêmica alcançaremos a qualidade de ensino tão almejada, entendo que a qualidade educativa não é só em função do conhecimento, nem se restringe ao campo técnico, mas refere-se essencialmente a formação, isto é contribuir para o processo de socialização, o desenvolvimento da consciência crítica, para a superação do espírito de indiferença e para atitudes diante da vida em sociedade", disse Fabiani.

A Avaliação Institucional é uma determinação do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Governo Federal e tem por finalidade a melhoria do ensino e a promoção dos valores democráticos. Desde 1999 a Instituição desenvolve este processo como uma prática contínua de aperfeiçoamento do seu desempenho e de prestação de contas à sociedade. Mais informações com a Assessoria de Desenvolvimento através do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7210.

Foto: Lisiane Moraes
Texto: Daniela Burgonovo