notícias colégio
Notícias
19 de maio de 2009

Unifebe lança Avaliação Institucional

Teve início nesta segunda-feira, dia 18, a Avaliação Institucional da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. No período da noite a reitora da Instituição, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, se reuniu com líderes e vice-líderes de classe no Auditório do Bloco C para esclarecer dúvidas em relação ao assunto.

Ainda estiveram presentes na ocasião o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein, a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, a analista de desenvolvimento, Fabiani Cristini Cervi Colombi, o assessor jurídico, Ronaldo Uller, o contador, Luiz Pedro Benvenutti, a secretária de educação e membro do Conselho Universitário, Gleusa Fischer, a representante do Conselho Regional de Contabilidade e presidente do Conselho Curador, Cláudia Furtado, e a representante da Associação Comercial e Industrial de Brusque e da Comissão Própria de Avaliação, Bernadete Loos Moritz.

Na abertura do evento a reitora destacou a importância da Avaliação Institucional. "Nós estamos aqui para incentivar a participação, já que o resultado dela define a nossa credibilidade e agrega valor ao diploma de cada profissional aqui formado. É importante que os segmentos que estão envolvidos neste processo tenham clareza de como ele é desencadeado e da forma transparente como ele é aplicado", afirmou.

A reitora aproveitou o momento e citou os principais tópicos levantados na Avaliação anterior. A partir deles foi possível suprir algumas deficiências, providenciando-se, por exemplo, a instalação de um novo ponto de fotocópias e a criação de mais um laboratório de informática, além da troca dos computadores do Laboratório 3. "Estas foram algumas das ações que realizamos atendendo as solicitações dos acadêmicos, por isso reiteramos a relevância da participação de modo efetivo e sério que contribua para o avanço", complementou.

A secretária de educação aprovou a reunião e na condição de egressa enfatizou o significado da Avaliação Institucional. "O evento foi muito positivo, acho importante a Unifebe esclarecer estas questões aos acadêmicos com transparência e também cobrando seriedade neste processo que significa tanto para uma instituição de ensino", comentou Gleusa.

Neste semestre docentes e acadêmicos devem realizar a Avaliação através da internet, acessando o site da Instituição, até o dia 10 de junho. Enquanto professores analisam as turmas, os alunos avaliam seus mestres. Vale ressaltar que ambos deverão fazer a auto-avaliação, podendo realizar também comentários e sugestões. Segundo a analista de desenvolvimento a participação de ambos é fundamental, pois a avaliação permite, que a partir do diagnóstico geral da instituição e específico por curso, conhecer a qualidade de ensino oferecida utilizando-se de diferentes indicadores.

"Ressaltamos que a Avaliação constitui-se num instrumento de gestão participativa. Com a participação de toda comunidade acadêmica alcançaremos a qualidade de ensino tão almejada, entendo que a qualidade educativa não é só em função do conhecimento, nem se restringe ao campo técnico, mas refere-se essencialmente a formação, isto é contribuir para o processo de socialização, o desenvolvimento da consciência crítica, para a superação do espírito de indiferença e para atitudes diante da vida em sociedade", disse Fabiani.

A Avaliação Institucional é uma determinação do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Governo Federal e tem por finalidade a melhoria do ensino e a promoção dos valores democráticos. Desde 1999 a Instituição desenvolve este processo como uma prática contínua de aperfeiçoamento do seu desempenho e de prestação de contas à sociedade. Mais informações com a Assessoria de Desenvolvimento através do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7210.

 

Avaliação

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Lisiane Moraes
Texto: Daniela Burgonovo

 

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Moda visitam Rodada de Santa Catarina

Acadêmicos de Moda visitam Rodada de Santa Catarina


19 de maio de 2011
Sindicont promove mais um curso na Unifebe – 2009

Sindicont promove mais um curso na Unifebe – 2009


04 de maio de 2009
Semana de Psicologia começa com mesa-redonda e confraternização
UNIFEBE

Semana de Psicologia começa com mesa-redonda e confraternização


28 de agosto de 2014
Skip to content