notícias colégio
Notícias
21 de setembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE lança revista Saúde e Bem-Estar

Material foi desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos da área da saúde

Incluir para superar é a manchete da 1ª edição da revista UNIFEBE Saúde e Bem-Estar, lançada oficialmente nesta quarta-feira (21), pela instituição. O material é fruto das pesquisas e atividades desenvolvidas com a comunidade externa, pelos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, sob a orientação dos professores, durante a jornada de curricularização da Extensão do primeiro semestre letivo de 2022.

No impresso, os quatro cursos de graduação da área da saúde apresentam uma série de reportagens sobre Acessibilidade e Inclusão sobre diversas vertentes. Logo nas primeiras páginas, os acadêmicos de Psicologia apresentam a inclusão às pessoas depressivas, dependentes químicas, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, além de o impacto do mundo pós-pandemia nos adolescentes.

A inclusão dos cidadãos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da reportagem produzida pelos estudantes de Medicina, que explicam sobre a própria atuação profissional no SUS, por meio da disciplina de Integração em Saúde e Comunidade (IESC). Os leitores também podem conferir o passo a passo de como, quando e onde o cidadão pode buscar atendimento no SUS, em Brusque.

Aos acadêmicos de Fisioterapia coube a missão de mostrar o papel da fisioterapia na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas físicas e intelectuais. Na reportagem elaborada pelos estudantes há o relato de um cidadão amputado e de uma adolescente com síndrome de Down, ambos amparados pela fisioterapia no processo de reabilitação e desenvolvimento.

Por fim, os leitores podem conferir os materiais produzidos pelos estudantes de Educação Física, que apresentam a universidade, o esporte e o ambiente de trabalho como caminhos para a inclusão social.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou os acadêmicos e professores envolvidos na produção do material e ressaltou o quanto os últimos acontecimentos mundiais e regionais, diretamente relacionados à saúde da população, como a própria pandemia, por exemplo, evidenciaram ainda mais o papel da ciência na promoção da saúde e tratamento de doenças.

“Em uma universidade comunitária, esses acontecimentos pautam as ações e os conteúdos acadêmicos, e até determinam a oferta e abertura de cursos superiores. Os profissionais da área da saúde foram protagonistas nesse período, e os estudantes dessas áreas aprenderam que para atuar em Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física é preciso ir além do conhecimento científico. Nosso desejo é que esta revista inspire os leitores, leve informação acadêmica de uma forma fácil e prazerosa e que traga reais contribuições para pessoas, instituições e para a sociedade”, enfatizou a reitora.

A Revista Saúde e Bem-Estar foi desenvolvida em parceria com a Ideia Comunicação e alguns exemplares impressos estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. A versão digital do periódico já pode ser conferida na íntegra em unifebe.edu.br.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para Pós-Graduação na Unifebe

Inscrições abertas para Pós-Graduação na Unifebe


18 de julho de 2006
Apresentação de TCC’s de Administração reiniciam hoje

Apresentação de TCC’s de Administração reiniciam hoje


10 de julho de 2008
Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010

Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 25/06/2010


25 de junho de 2010
Skip to content