21 de setembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE lança revista Saúde e Bem-Estar

Material foi desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos da área da saúde

Incluir para superar é a manchete da 1ª edição da revista UNIFEBE Saúde e Bem-Estar, lançada oficialmente nesta quarta-feira (21), pela instituição. O material é fruto das pesquisas e atividades desenvolvidas com a comunidade externa, pelos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, sob a orientação dos professores, durante a jornada de curricularização da Extensão do primeiro semestre letivo de 2022.

No impresso, os quatro cursos de graduação da área da saúde apresentam uma série de reportagens sobre Acessibilidade e Inclusão sobre diversas vertentes. Logo nas primeiras páginas, os acadêmicos de Psicologia apresentam a inclusão às pessoas depressivas, dependentes químicas, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, além de o impacto do mundo pós-pandemia nos adolescentes.

A inclusão dos cidadãos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da reportagem produzida pelos estudantes de Medicina, que explicam sobre a própria atuação profissional no SUS, por meio da disciplina de Integração em Saúde e Comunidade (IESC). Os leitores também podem conferir o passo a passo de como, quando e onde o cidadão pode buscar atendimento no SUS, em Brusque.

Aos acadêmicos de Fisioterapia coube a missão de mostrar o papel da fisioterapia na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas físicas e intelectuais. Na reportagem elaborada pelos estudantes há o relato de um cidadão amputado e de uma adolescente com síndrome de Down, ambos amparados pela fisioterapia no processo de reabilitação e desenvolvimento.

Por fim, os leitores podem conferir os materiais produzidos pelos estudantes de Educação Física, que apresentam a universidade, o esporte e o ambiente de trabalho como caminhos para a inclusão social.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou os acadêmicos e professores envolvidos na produção do material e ressaltou o quanto os últimos acontecimentos mundiais e regionais, diretamente relacionados à saúde da população, como a própria pandemia, por exemplo, evidenciaram ainda mais o papel da ciência na promoção da saúde e tratamento de doenças.

“Em uma universidade comunitária, esses acontecimentos pautam as ações e os conteúdos acadêmicos, e até determinam a oferta e abertura de cursos superiores. Os profissionais da área da saúde foram protagonistas nesse período, e os estudantes dessas áreas aprenderam que para atuar em Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física é preciso ir além do conhecimento científico. Nosso desejo é que esta revista inspire os leitores, leve informação acadêmica de uma forma fácil e prazerosa e que traga reais contribuições para pessoas, instituições e para a sociedade”, enfatizou a reitora.

A Revista Saúde e Bem-Estar foi desenvolvida em parceria com a Ideia Comunicação e alguns exemplares impressos estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. A versão digital do periódico já pode ser conferida na íntegra em unifebe.edu.br.

Inscrições abertas para Pós-Graduação na Unifebe

18 de julho de 2006