18 de março de 2015

UNIFEBE monta instalação contra o Desperdício na Semana do Dia da Água

Instalação está no Átrio do bloco A até sexta-feira, 20Você é do tipo de pessoa que pessoa que passa horas cantando no chuveiro? Ou que precisa de um longo banho relaxante para esquecer todos os problemas do dia?

Preste bem atenção. A cada 15 minutos, um chuveiro ligado gasta em média 210 litros de água.

Para evitar esse e outros exemplos de desperdício, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE montou na semana do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, uma instalação contra o Desperdício de Água no Átrio do bloco A, campus Santa Terezinha.

A ação também integra o calendário em comemoração à Semana da Água, do Grupo de Trabalho Ambiental Municipal – GTAM de Brusque.

A instalação está aberta à visitação, gratuitamente, até sexta-feira, 20, no horário de funcionamento da UNIFEBE.

O objetivo da exposição é conscientizar os acadêmicos, funcionários e visitantes da universidade comunitária sobre a utilização responsável do bem natural. Porque ou a consciência começa, ou a água termina.

Exposição está no Átrio do bloco A até sexta-feira, 20Para discutir o tema também em sala de aula, a professora Tamily Roedel, propôs atividades de conscientização aos acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil, na disciplina de Impacto Ambiental, 3ª fase de Design Gráfico, na disciplina de Responsabilidade Socioambiental e da 3ª fase de Psicologia, na disciplina de Genética Humana.

Conscientização em sala

Os estudantes de Engenharia Civil montaram uma maquete para demonstrar o reuso da água e um banner contendo as informações de como a reutilização pode auxiliar na economia de água nas residências.

Em Design Gráfico, os alunos criaram banners de tamanho A3, contendo uma frase de reflexão sobre o uso da água, e uma imagem de conscientização.

Por último, os alunos de Psicologia, entrevistaram a comunidade acadêmica na terça-feira, 17, para avaliar o comportamento em relação ao uso da água.

“Os alunos perguntaram quanto tempo os entrevistados levam no banho, se escovam os dentes, ou lavam a louça com torneira aberta, se possuem cisternas e ou outros hábitos de economia”, explica Tamily.

Segundo a professora é importante debater o assunto, já que a água é um recurso natural que pode se tornar escasso.

“A população precisa dar valor a um recurso tão importante, que mantém a vida. Cada um pode participar fazendo a sua parte, em casa, adotando hábitos de economia e mudanças estruturais, caso disponha de recursos financeiros”, orienta.

Integração UNIFEBE

Para marcar o Dia Mundial da Água, será realizada no domingo, 22, mais uma atividade do programa Integração UNIFEBE com o 1º batismo em Mergulho na Ilha do Arvoredo, em Bombinhas. Segundo a coordenadora de Eventos, Luana Franciele Fernandes Alves, o objetivo é integrar os colaboradores e conscientizar para a importância da preservação.

“É importante sempre falar sobre o assunto e trazer ações que demonstrem a importância de preservarmos nossos recursos naturais”, afirma.

O assistente universitário da secretária acadêmica, Mário Sérgio Capistrano, é um dos mais ansiosos para o mergulho. “Achei a proposta muito interessante, uma vez que o os mares têm total importância para o clico das águas no planeta”, avalia.

Apaixonado por praia, o funcionário espera ter uma nova experiência no fundo do mar. “É meu primeiro mergulho. Quando falamos sobre o fundo do mar, nos referimos a algo que não faz parte do nosso cotidiano. Acredito que essa atividade irá conscientizar o consumo responsável. Afinal de contas, experiências marcantes como essa ficam para sempre na memória de quem participa”, considera.

Texto e Fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br