O futebol feminino de Brusque realizou uma campanha histórica nesta edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizados de 17 a 29 de novembro, em Chapecó: a equipe, patrocinada pela UNIFEBE, conquistou a medalha de prata e o primeiro pódio da modalidade na história do município. Ao todo, foram quatro vitórias e dois empates, com 20 gols marcados.
Foram 10 municípios participantes, divididos em três grupos. Brusque, representada pelo Clube Esportivo Paysandu, obteve uma campanha invicta e sem sofrer um gol sequer. Jogando no Grupo C, empatou com Chapecó e obteve triunfos sobre Criciúma (1 a 0) e São Carlos (12 a 0).
Depois, na primeira fase eliminatória, eliminou Joinville (6 a 0). Nas semifinais, as brusquenses bateram Itajaí por 1 a 0 e foram à final inédita, diante de Criciúma. O título foi definido apenas nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal: 4 a 3 para as criciumenses.
Para a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a conquista é motivo de muito orgulho. “Apoiar o esporte é sempre impulsionar educação, inclusão, saúde, desenvolvimento e oportunidade. É com muita alegria que recebemos a notícia de uma conquista tão importante para o esporte brusquense. A UNIFEBE se orgulha desse vice-campeonato e parabeniza as jogadoras e a comissão técnica pela determinação e pelo desempenho esportivo apresentado.”
Esse elo entre o futebol feminino de Brusque e a instituição vai além dos JASC 2025, conforme reforça o dirigente do Paysandu e professor da UNIFEBE, Gerson Luiz Morelli, o Keka.
“O vínculo é ainda mais especial porque a nossa equipe carrega, dentro e fora de campo, a presença da formação acadêmica da instituição. O treinador é egresso do curso de Educação Física, assim como algumas atletas são alunas ou formadas pela UNIFEBE. É um reflexo de que a universidade não apenas educa, mas também transforma trajetórias e fortalece o esporte local. Esse resultado, assim como a UNIFEBE, é nosso, é daqui, é de todos que acreditam no poder do esporte para abrir portas, mudar vidas e inspirar novas conquistas.”