Próximo de ultrapassar 130 mil habitantes, Brusque possui atualmente 104 mil veículos registrados. Com o objetivo de buscar alternativas para amenizar a “complexidade” que se tornou o trânsito no município, foi realizado na UNIFEBE na noite de quinta-feira, 27 de setembro, Audiência Pública de Lançamento do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque.
Elaborado pela UNIFEBE e prefeitura municipal, o plano tem a consultoria do doutor em Gestão de Trânsito Christoph Hupfer, que é professor da Universidade de Karlsruhe na Alemanha.
A professora de Arquitetura e Urbanismo, Patricia Kuwer, que é presidente da Comissão para o desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque, explica que o objetivo é projetar a mobilidade da cidade para as próximas décadas e buscar diretrizes do que será feito para a melhor utilização dos espaços urbanos.
Ela destaca que a metodologia apresenta parâmetros não baseados em um modelo convencional, mas por um modelo que visa a execução das ações elencadas no plano proposto, a curto, médio e longo prazos, desenvolvido conforme as demandas de Brusque.
— Se faz necessária a participação da sociedade no processo. Desta maneira, serão realizadas oficinas e reuniões com grupos em bairros para que a comunidade possa se manifestar — enfatiza.
Patrícia ainda explica que audiências públicas deverão ocorrer em quatro momentos, sendo que a primeira foi essa, no lançamento do plano, onde a comunidade conheceu a sistemática das atividades; após a realização do modelo representativo das condições atuais; na apresentação das metas e cenários possíveis a serem alcançados e, por fim, na apresentação do texto final do Plano de Mobilidade Urbana.

Soluções
André Rocha Tomasi, da UNIFEBE, também integra a coordenação da comissão e salienta que ao finalizar o plano, o mesmo é aprovado como lei. Segundo ele, é fundamental a participação da comunidade e de representantes de entidades e associações, para que juntos possam encontrar as melhores soluções para o trânsito de Brusque.
— A UNIFEBE, junto com representantes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar e com a consultoria da Universidade de Karlsruhe, especialista na plataforma que se pretende usar para o desenvolvimento do plano, desenvolverão o projeto que organizará o trânsito em Brusque, proporcionando com que os diferentes modais possam se relacionar mais harmonicamente — ressalta.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, Willian Molina, que representou o prefeito Jonas Paegle na audiência, o trânsito da cidade é uma preocupação e a parceria entre as entidades e a comunidade favorecerá a resolutividade do trabalho.
— Com a expertise em mobilidade da Universidade de Karlsruhe, aliando a tecnologia, estudos técnicos e as experiências da comunidade nas mais diversas regiões, construiremos o conhecimento para resolvermos em definitivo o trânsito do município — enfatiza.
Além das autoridades citadas na matéria, participaram do evento o secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Valério de Moraes Kosel, vereadores, presidentes de associações de bairro, entre outros.
