25 de setembro de 2013

UNIFEBE participa de Fórum da Acafe na Unochapecó

De 25 a 27 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participa do IV Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que será sediado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó Unochapecó. Nesta edição, o evento tem como temática principal "o marco das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina". Juntamente com o Fórum da Acafe, será realizado o IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó.

A UNIFEBE participa com nove trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, sendo três de cada área. O reitor Günther Lother Pertschy, pró-reitores, professores e alunos prestigiarão o evento.

O Fórum

O Fórum Integrado da Acafe é realizado de dois em dois anos. De acordo com a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Caovilla nesta edição o evento compreende uma programação de palestras, mesas-redondas, painéis, plenárias e apresentação de pesquisas. Maria Aparecida ressalta que o fórum busca evidenciar o esforço das universidades que integram o Sistema Acafe nas dimensões do ensino superior, da pesquisa e da extensão na comunidade.
A quarta edição do evento irá tratar de temas como “Universidade brasileira: novos paradigmas institucionais emergentes” e “Cenários da educação e qualidade na gestão: desafios para a universidade”. Também tratará sobre: “Universidades comunitárias no Século XXI”; “A extensão nas universidades comunitárias”; “As IES Comunitárias de Santa Catarina participando da Conae-2014”; e “O PNPG e a interiorização da pós-graduação”.

Para o Fórum são esperados cerca de 450 participantes, entre docentes, dirigentes e estudantes representantes das 16 instituições que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Segundo o coordenador do evento, professor Dirceu Luiz Hermes, junto com as conferências do Fórum da Acafe a Unochapecó terá o IV Seminário Integrado, que será uma oportunidade de professores, estagiários, bolsistas e técnicos socializarem trabalhos que enfocam o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade.

Entre a programação das atividades do Fórum, estão previstas intervenções artísticas. Essas atividades terão a participação dos projetos de extensão da Unochapecó, como Coral Universitário, a Orquestra Câmera Unochapecó, o projeto Documentário e Comunidade e o Literatório.

Texto: Elizandra Damasceno

UNIFEBE mantém as aulas nesta sexta e cancela atividades de sábado

20 de setembro de 2013
UP TEEN: UNIFEBE abre laboratórios para estudantes do ensino fundamental