22 de novembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE participará do desafio Grande Biobusca do Hemisfério Sul

Estudantes participantes poderão validar horas de Extensão

Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participará da Grande Biobusca do Hemisfério Sul (GSB, 2023). O evento é uma maratona naturalista de quatro dias de registros fotográficos e sonoros da vida silvestre das cidades que compõem o Vale do Itajaí e suas redondezas.

Esta é a primeira vez que a instituição e a região do Vale do Itajaí participarão das atividades organizadas pela bióloga e pesquisadora, Liu Idárraga Orozco, e pela professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, Tamily Roedel.

“Nosso intuito de promover a Grande Biobusca na nossa região é de ampliar o registro de espécies no Vale do Itajaí, envolvendo os acadêmicos em uma atividade de observação da biodiversidade catarinense, por meio da participação em um evento mundial de Ciência Cidadã”, explica a professora Tamily.

Os acadêmicos que participarem da maratona receberão horas complementares de Extensão. A atividade também é aberta à comunidade em geral.

Confira o passo a passo e saiba como participar:

• Assistir aos vídeos divulgados nas redes sociais do Desafio Mundial da Natureza Urbana e disponíveis no link: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai.
  • Baixar o aplicativo iNaturalist. Fazer o cadastro no aplicativo e/ou aplicativo.
  • Buscar o Projeto dentro do Aplicativo denominado “Grande Biobusca do Hemisfério Sul 2023: Vale do Itajaí, SC, Brasil” e clicar em participar.
  • Fazer o registro das fotos de animais, plantas e/ou fungos no aplicativo ou fazer o upload na plataforma do iNaturalist: inaturalist.org para contar para o projeto.

Validação de horas:
Para contabilizar as horas de Extensão, os acadêmicos deverão enviar para o e-mail tamily.roedel@unifebe.edu.br, até o dia 28 de novembro, seu nome completo, login do Inaturalist, curso de graduação, CPF, data de nascimento, nº de telefone e e-mail.
Os participantes também deverão preencher o questionário virtual: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdthuHh5_nUximCcnKGgTC08o7anaApziWxBgClTtcaDLiFAw/viewform

É importante destacar que serão contabilizadas as fotos e sons gravados entre 00:00h do dia 24 de novembro e 23:59h do dia 27 de novembro de 2023.

As horas serão validadas da seguinte forma:

– Upload no aplicativo iNaturalist de 1 a 20 fotos: 5 horas
– Upload no aplicativo iNaturalist de 21 a 40 fotos: 10 horas
– Upload no aplicativo iNaturalist de 41 a 60 fotos: 15 horas
– Upload no aplicativo iNaturalist de 61 a 80 fotos: 20 horas
– Upload no aplicativo iNaturalist de 81 a 100 fotos: 25 horas
– Upload no aplicativo iNaturalist de 101 a 120 fotos: 30 horas

Outras informações sobre este evento podem ser consultadas em:
Instagram: @gsbioblitz, @gsbamericadosul, @grandebioblitzbr, @desafionatureza.valedoitajai
Facebook: GSBioblitz, gsbamericadosul, Desafio da Natureza Vale do Itajaí
Twitter: GSBioblitz, AGrandeBioblitz

Segurança do Trabalho e Sustentabilidade são temas de palestras na Fairtec