18 de maio de 2016

UNIFEBE prestigia encontro do projeto 50 parcerias municipais pelo clima

clima1

Representantes do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participam até nesta sexta-feira, 13 de maio, do 3º encontro entre as delegações de Brusque e do distrito de Karlsruhe do projeto “50 parcerias municipais para o clima”. O evento é realizado na cidade de Karlsruhe, na Alemanha, com a participação da relações internacionais da UNIFEBE Ana Paula Bonatelli, o professor da instituição e superintendente da FUNDEMA Cristiano Olinger, da engenheira ambiental Amabilly Schvambach e da bióloga Pâmela Felipim.

O encontro teve início no dia 4 de maio e desde então conta com várias visitas técnicas, workshops e reuniões com autoridades e técnicos do governo, para discutir possíveis ações do projeto.

Entre as visitas realizadas, estão: Stadtwerke de Ettlingen – empresa de serviços municipalizados de distribuição de energia, água, gás e transportes públicos; campo de iluminação LED da empresa de energia Energie Baden-Württemberg, EnBW; estação de tratamento de águas residuais para o lar e jardim “Klärchen”; laboratório de construções hidráulicas do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) e empresa Leicht Solar GmbH.

Saiba mais

O objetivo do projeto “50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015” é desenvolver programas, traçar objetivos e alocar recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Em Brusque, o projeto é realizado em cooperação entre a Prefeitura de Brusque e o distrito alemão de Karlsruhe, e conta com o apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE entre outros parceiros.

Lançado em 2011, o projeto é realizado pela ENGAGEMENT GLOBAL/ Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo (SKEW) em cooperação com o Grupo de Trabalho Agenda 21 do Estado federado da Renânia do Norte-Vestfália (LAG 21 NRW), com verbas do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da República Federal da Alemanha.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE recebe investimentos do Estado para pesquisa e inovação
Acafe