03 de setembro de 2015

Palestrante dá dicas de como manter a saúde no mundo contemporâneo

Professor Markus Vinicius Nahas é doutor em Educação Física

Como manter a saúde e qualidade de vida nos dias de hoje? Segundo o professor doutor em Educação Física Markus Vinicius Nahas, é preciso encontrar equilíbrio entre a nossa evolução biológica e a evolução tecnológica, que virou de cabeça para baixo a nossa maneira de viver.

Na noite de quarta-feira, 2 de setembro, Nahas explicou os passos para encontrar esse equilíbrio na palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”, realizada no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento faz parte da Jornada de Saúde do Serviço Social do Comércio – SESC.

Segundo o palestrante, o maior problema da atualidade é o desequilíbrio do avanço tecnológico, pressões de trabalho, estudo e tudo o que mudou nas últimas décadas e que nossa biologia não consegue acompanhar.

“Nós não fomos feitos para ficar sentados 12, 14 horas por dia, não fomos feitos para ter situações de estresse. Para encontrarmos esse equilíbrio, temos que ter prazer em realizar alguma atividade física, cuidar da alimentação, buscar momentos de lazer e relaxamento”, diz.

O segredo é agir preventivamente.“Contudo, isso é uma coisa que depende da pessoa, mas também depende muito da sociedade. Existem muitas barreiras como horários, distância e custo. Se o cardápio que a sociedade oferece é muito limitado, é claro que as escolhas ficam prejudicadas, mas precisamos buscar isso, analisar nossas opções e fazer o que está dentro de nossas possibilidades”, afirma.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br