23 de outubro de 2012

UNIFEBE promove Avaliação Institucional até 31 de outubro

Até o dia 31 de outubro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a Avaliação Institucional que deve ser respondida pelos acadêmicos regularmente matriculados em qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição e também pelos docentes.

A Avaliação institucional da UNIFEBE além de atender a uma exigência da Lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), é um efetivo instrumento de gestão e de capacitação interna, acadêmica e administrativa, necessário ao desenvolvimento e crescimento da instituição. O processo de Avaliação Institucional é organizado e acompanhado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Na última avaliação institucional, houve a participação de mais de 60% dos acadêmicos. Neste semestre, os acadêmicos avaliam além do desempenho docente, também a infraestrutura, a organização didático pedagógica, organização curricular e espaço para comentários.

Semestralmente, os resultados gerais da instituição são apresentados e discutidos em reunião com os coordenadores de curso para tomadas de decisão. Já os resultados por curso são apresentados por cada coordenador ao colegiado a que pertencem também para análise, reflexão e tomadas de decisão.

Também os resultados gerais da avaliação do ensino são discutidos na Reitoria, onde são traçadas metas e planejadas ações que buscam aprimorar a qualidade de ensino oferecida. Qualidade aqui entendida, não só em função do conhecimento, nem apenas se restringe ao campo técnico, mas refere-se essencialmente a formação, preocupação esta manifestada na missão da Unifebe.

As avaliações possibilitaram que fossem efetuadas mudanças e melhorias no serviço da lanchonete, construção da cobertura para as motos, ampliação do acervo da biblioteca, aquisição de aparelhos multimídia, climatização das salas de aula, readequação da organização curricular dos cursos, melhoria nos laboratórios de Informática I, inauguração do laboratório de Engenharia de Produção, dentre outras.
Segundo a assessora de Desenvolvimento, professora Fabiani Cristini Cervi Colombi, é importante que os acadêmicos participem do processo, pois ele garante de forma democrática a participação de toda a comunidade acadêmica. “Esse é o momento de refletir sobre a realidade, auxiliando no desenvolvimento da qualidade de ensino e na implementação de melhorias. Ressaltamos que o espaço para comentários foi inserido na avaliação institucional, pois foi uma solicitação dos acadêmicos. Esse espaço permite que os acadêmicos expressem sua opinião , critiquem , sugiram e elogiem. A avaliação institucional precisa ser ao mesmo tempo espelho e lâmpada. Espelho para mostrar a nossa realidade e lâmpada para nortear os caminhos a serem traçados”, afirmou.

Para participar deve-se acessar o link: http://www.unifebe.edu.br/avaliacao/

Qualquer dúvida ou dificuldade, entrar em contato diretamente com a Assessoria de Desenvolvimento através do e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br ou pelo telefone no número (47) 3211-7212.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe prepara coleção temática para o SC Moda Contemporânea

22 de fevereiro de 2010
Inscrições para Estágio no Núcleo de Prática Jurídica