Skip to content
notícias colégio
Notícias
02 de outubro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE promove II Simpósio de Educação em Direitos Humanos

Prevenção às drogas, combate ao bullying e a educação integral foram temas centrais da programação

A segunda edição do Simpósio de Educação em Direitos Humanos, organizada no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, reuniu acadêmicos e professores de diferentes cursos para programações presenciais e virtuais. Durante os três dias de programação, organizada pelo Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos da UNIFEBE, temas como a prevenção às drogas, combate ao bullying e o papel da educação integral na garantia dos Direitos Humanos.

Na avaliação da professora Giselly Mondardo Brandalise, a programação colaborou para dar espaço a um assunto relevante para o debate sobre o cotidiano educacional, mas que acaba ficando fora da discussão quando o foco está voltado para o conteúdo.

“A temática do bullying, por exemplo, pode ser trabalhada em diversos conteúdos, mas perde-se a oportunidade de promover compreensões sobre o quanto e como essas práticas são nocivas à sociedade”, descreve.

A professora Shirlei de Souza Corrêa ressalta que, quando se trata da educação e dos direitos humanos, é importante incluir a humanidade e suas diferentes necessidades. É nosso dever tratar para além dos conceitos e se preocupar com o desenvolvimento integral.

“É importante lidar com as questões da Educação e dos Direitos Humanos para pensar nessa pessoa, nesse profissional, como um ser integral, que não depende apenas dos conhecimentos científicos. Eles são importantes, sim, mas não apenas deles, não só conceitos e questões teóricas, mas também questões de respeito ao próximo, questões de respeito ao meio ambiente, questões essenciais para a vida em sociedade”, detalha.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a programação conseguiu promover diálogos, trocas e reflexões, envolvendo acadêmicos e universidade, voltada para salvaguardar os direitos humanos. Ela salienta a abordagem que atentou para as perspectivas de integralidade da formação, do papel da educação na justiça social.

“O II Simpósio de Educação em Direitos Humanos fez debates valorosos, e os temas abordados nesta edição proporcionaram reflexões fundamentais aos futuros professores e a outros profissionais, que, em cada noite do evento, participaram ativamente nas discussões”, avalia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde
Destaque

UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde


28 de outubro de 2020
Mercado de moda é discutido em evento na Unifebe

Mercado de moda é discutido em evento na Unifebe


19 de novembro de 2009
Processo Seletivo Técnico-Administrativo – Resultado final – Comunicado nº 06/07

Processo Seletivo Técnico-Administrativo – Resultado final – Comunicado nº 06/07


19 de setembro de 2007
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.