notícias colégio
Notícias
20 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE promove seminário dos 150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil

Evento será realizado na noite de sexta-feira, 24 de agosto, no auditório do Bloco C

Com tradição de emigrar há séculos, a Polônia encontrou no Brasil um bom lugar para criar laços. Brusque, especialmente, se tornou a casa deste povo. Com o objetivo de apresentar porque o município é intitulado como o berço da imigração polonesa e porque Sebastião Edmundo Woś Saporski é considerado o pai da imigração no Brasil, a UNIFEBE promove o VII Seminário Temático do Programa História e Memória Regional — “150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil”.

O evento, que contará com duas importantes palestras, é promovido pelo Grupo de Pesquisa, História, Memória e Patrimônio Cultural (HiMPaC/UNIFEBE) e será realizado no auditório do Bloco C na sexta-feira, 24 de agosto, às 19h.

A professora Rosemari Glatz, organizadora do seminário, destaca que o polonês é um povo com tradição de emigrar, primeiro em busca de sustento, depois por motivos políticos e/ou econômicos. Segundo ela, os países que receberam o maior número de imigrantes foram os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a França, a Alemanha e o Brasil.

— Em agosto de 1869 chegaram em Brusque os primeiros poloneses e ali permaneceram cerca de dois anos, quando transmigraram para o Paraná (PR). Desentendimentos com outros imigrantes e alguns desmandos permitiram que, graças à atuação de dois líderes, um deles, Sebastião Edmundo Woś Saporski, os imigrantes transmigrassem e alcançassem a fronteira do Estado vizinho, onde os poloneses de Brusque deram início à imigração polonesa que, mais tarde, deslanchou no processo imigratório polaco — explica.

Rosemari destaca que Brusque continua abrigando uma pequena colônia de descendentes poloneses e que o mês de agosto deste ano marca o início da contagem regressiva das comemorações de 150 anos de imigração polonesa para o Brasil, a ser festejado em 2019. Informações sobre o seminário pelo e-mail proppex@unifebe.edu.br ou pelo telefone: 3211-7225.

Programação

24 de agosto, sexta-feira

– 18h30: Recepção

– 19h: Abertura

– 19h15: Palestra 1 “BRUSQUE: Berço da imigração polonesa no Brasil”

Palestrante: Professora Rosemari Glatz, da UNIFEBE

– 19h30: Palestra 2 “Sebastião Edmundo Woś Saporski – Pai da Imigração Polonesa no Brasil”

Palestrante: Professora Mari Ines Piekas, de Curitiba

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Cadastro no Portal SINAES encerra nesta sexta-feira

Cadastro no Portal SINAES encerra nesta sexta-feira


17 de abril de 2007
Bingo dos 100 anos do Vovô do Futebol acontece dia 11

Bingo dos 100 anos do Vovô do Futebol acontece dia 11


28 de junho de 2013
Acadêmicos da 8ª fase de Educação Física visitam academias da região
Educação Física

Acadêmicos da 8ª fase de Educação Física visitam academias da região


14 de outubro de 2022
Skip to content