09 de outubro de 2013

UNIFEBE promove seu maior evento de ensino, pesquisa e extensão

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE deu início às atividades de seu maior evento de ensino, pesquisa e extensão, o Enpex 2013, que traz como tema "Interdisciplinaridade: Diálogos e Caminhos". Esta temática tem o intuito de debater o ensino, a iniciação científica e a extensão como práticas investigativas que promovam o conhecimento e a prática interdisciplinar.

O Enpex é um evento de caráter científico realizado anualmente pela UNIFEBE com o objetivo de disseminar amplamente o conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica interna e externa.

Na abertura estiveram presentes para prestigiar o evento, o vice-reitor, Alessandro Fazzino, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, a professora Heloisa Maria Wichern Zunino e a presidente da Aproffebe, Roseli Aparecida da Silva Lopes.

Duas palestras marcaram a abertura do evento “Interdisciplinaridade: Diálogos e Caminhos”, com Roberto Pacheco que discorreu sobre a questão da gestão do conhecimento e inovação nas instituições de ensino superior no país. O segundo tema “Interdisciplinaridade e Ecodesenvolvimento: a experiência do Programa de Honra em Estudos e Práticas em Ecossocioeconomia”, com Adriana Dias Pasço, foi sobre a dissertação de mestrado da palestrante que desenvolveu uma pesquisa na comunidade de Rio Sagrado, na cidade de Morretes (PR), em situação de vulnerabilidade social com sérios problemas ambientais.

“A interdisciplinaridade não se restringe na relação entre as disciplinas dentro da academia e dentro da ciência. Ela pode acontecer em realidades diferentes, juntando os conhecimentos tradicionais dos ecossistemas com uma noção dos conhecimentos científicos que vão gerar um conhecimento híbrido capaz de uma melhor gestão desses recursos naturais”, salientou.

Apresentações

Nesta edição do encontro foram inscritos 185 trabalhos, destes foram aprovados 59 trabalhos orais e 47 visuais de várias áreas do conhecimento.

As apresentações orais ocorrem no dia 9, simultaneamente em salas de aula e também no auditório. No dia 10, serão feitas as apresentações visuais, num total de 47 trabalhos, no Átrio do Bloco A, das 20 às 21h.

Segundo o coordenador de Pesquisa e Extensão, Everaldo da Silva, os trabalhos selecionados convertem a um verdadeiro convite à sociedade, acadêmica ou não, para uma melhor compreensão e ação em prol do ambiente em que a UNIFEBE está inserida. “Os trabalhos envolvem diretamente a
busca de respostas e novos questionamentos, que concomitantemente, alimentam as demandas e expectativas da sociedade brusquense e entorno”, completou.

Oficinas

Na quinta-feira, 10, também acontecem as oficinas a partir das 18h30. Serão oferecidas seis oficinas com os temas “Orçamento familiar”; “Derivativos Financeiros: um olhar sobre possíveis operações”; “Retratos fotográficos e práticas educacionais”; “Metodologia para elaboração de artigos científicos” e “Educação: diversidade étnica e cultural”. Os participantes recebem declaração de participação.

Confira a programação da apresentação dos trabalhos orais e visuais:

Texto: Elizandra Damasceno

Curso de Arquitetura e Urbanismo expõe projetos no Dia do Arquiteto na Praça