notícias colégio
Notícias
17 de maio de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE promove tarde de lazer a grupo de idosas na Villa Renaux

Senhoras conheceram a casa onde viveu o Cônsul Carlos Renaux

 “Encontro de dois tempos”. Assim pode ser definida a atividade de extensão realizada pela UNIFEBE em parceria com o Grupo Vovós Unidas, do bairro Santa Terezinha, na quarta-feira, 16 de maio, que reuniu cerca de 50 senhoras na casa onde viveu o Cônsul Carlos Renaux, na rua Primeiro de Maio, e promoveu uma tarde de lazer e cultura.

Além de conhecerem o espaço e as histórias que permearam a vida do proprietário da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux — a primeira indústria têxtil da cidade —, as idosas também compartilharam suas histórias, já que algumas trabalharam nas empresas da família ou tiveram familiares que lá desempenharam funções.

A professora de Psicologia, Luzia de Miranda Meurer, responsável pelo projeto UNIVIDA: ESTAR BEM PARA VIVER BEM, destaca que a atividade busca propiciar aos idosos da comunidade, por meio de encontros e oficinas, um espaço de convivência, socialização e desenvolvimento humano. Além de promover o autoconhecimento, reflexão sobre si e sobre o outro, empatia e assertividade, os encontros contribuem para o desenvolvimento das relações interpessoais, tornando a universidade promotora do desenvolvimento humano.

— É um espaço de encontro, para que compartilhem suas experiências e valores. Mesmo a maioria das senhoras sendo brusquenses, não conheciam esta casa, por isso, trazê-las neste local histórico é significativo e permite que conheçam a história viva — ressalta Luzia.

Cláudia Hoffmann Galassini, 76 anos, trabalhou na fiação da fábrica Renaux por oito anos e não sabia onde encontrava-se a casa do cônsul. Para ela, a tarde no local foi especial.

— Nunca imaginei que tinha essa casa aqui. A vista é tão bonita e nossos encontros são tão bons, é um momento que posso arejar a cabeça e conhecer a história da cidade — analisa Cláudia.

Zulma Clarice Orthmann, 65 anos, trabalhou por quase duas décadas em diversos empreendimentos da família Renaux. Ela afirma que conhecer o local lhe permitiu relembrar momentos importantes de sua vida.

A coordenadora do grupo Vovós Unidas, Lourdes Maria de Oliveira, 71 anos, salienta que ficou realizada em conhecer um espaço “tão lindo e maravilhoso”.

— Sou grata a UNIFEBE por nos proporcionar estes encontros. Moro há 70 anos em Brusque e não imaginava ter um lugar histórico tão rico como esse. Às vezes procuramos cultura longe de nós e tem algo tão lindo perto — observa Lourdes.

Marco de um tempo

A assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) e coordenadora da editora UNIFEBE, Rosemari Glatz, é pesquisadora e responsável pelas atividades na Villa Renaux. Foi ela que guiou a atividade cultural na casa do cônsul e contou detalhes da história ao grupo de senhoras.

Rosemari explica que a casa foi construída para o retorno de Renaux da Alemanha, quando deixou de ser Cônsul Honorário do Brasil lá e voltou para o país. Na época ele contratou um engenheiro alemão Eugen Rombach para projetar a casa  onde queria viver até o final de sua vida.

A residência começou a ser construída em 1932 e foi finalizada três anos depois, quando o cônsul e a consulesa vieram morar no local. A casa possui estilo toscano — moda daquele tempo —, e mesmo sendo grande, é funcional. O terreno tem aproximadamente 55 mil metros quadrados.

A casa pode ser denominada um “Museu Vivo” e ainda não está aberta para visitação. Desde maio de 2017, a UNIFEBE realiza pesquisas no local e em julho, quando foi assinado o Termo de Cooperação entre a Instituição e o herdeiro do imóvel, a UNIFEBE passou a ter pleno e irrestrito acesso ao acervo documental histórico físico e digital que se encontra armazenado na Villa Renaux, com o objetivo de contribuir para a sistematização, preservação e socialização da memória, documentação visual da história e do patrimônio cultural da cidade de Brusque e região.

— A tarde de hoje permitiu que essas senhoras, a maioria octogenárias, tivessem um encontro de histórias. É uma riqueza que não tem preço para a comunidade de Brusque, do Estado e até do país. É o marco de um tempo — enfatiza Rosemari.

O projeto

O UNIVIDA: ESTAR BEM PARA VIVER BEM é um projeto de extensão da UNIFEBE, que realiza semanalmente encontro com idosas de 60 a 91 anos do bairro Santa Terezinha. O grupo Vovós Unidas existe há 30 anos e realiza atividades de cunho social, recreativo e cultural.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE lança 2ª edição virtual do Natal Solidário na próxima quarta-feira (10)
Destaque

UNIFEBE lança 2ª edição virtual do Natal Solidário na próxima quarta-feira (10)


08 de novembro de 2021
Metodologias ativas inovadoras são utilizadas em atividade com acadêmicos de Administração
Administração

Metodologias ativas inovadoras são utilizadas em atividade com acadêmicos de Administração


14 de abril de 2023
Acadêmicos de Administração utilizam processos de negociação em apresentação de pitch
Administração

Acadêmicos de Administração utilizam processos de negociação em apresentação de pitch


27 de setembro de 2021
Skip to content