13 de fevereiro de 2015

UNIFEBE promove trote cultural para Centro de Memória Impressa

Ao folhearmos publicações antigas, fica evidente nas páginas impressas o quanto a sociedade se modificou nos últimos anos. Por isso, jornais, periódicos e revistas se tornam uma ótima ferramenta de estudo sobre comportamento, estilo de vida e evolução social.

Seguindo a tradição de promover trotes que incentivem ações que contribuam com o desenvolvimento cidadão e cultural, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou no primeiro semestre letivo de 2015 o “Trote Cultural – Centro de Memória Impressa”.

A proposta é que os calouros arrecadem revistas antigas para o acervo da instituição. A turma que acumular mais pontos será premiada com um intervalo italiano no dia 29 de abril.

Segundo a presidente da comissão organizadora da competição, Luana Franciele Fernandes Alves, o objetivo do trote institucional é que a vida acadêmica comece com consciência social, cultural, ambiental ou solidária e seja uma recordação divertida para os estudantes.

“Muitas vezes recorremos aos livros, mas revistas, jornais e periódicos também podem mostrar muito como evoluímos. Enxergamos isso nas propagandas, produtos anunciados – e na forma como são anunciados – reportagens e valores éticos e morais repassados pelos jornalistas época após época. Sem dúvida este será um material enriquecedor para as disciplinas das áreas Humanas”, avalia Luana.

Participação

Podem participar do trote todos os acadêmicos matriculados na 1ª fase dos cursos de graduação. Os alunos de Gestão Comercial, Logística e Processos Gerenciais serão considerados de uma única turma para a competição.

Os participantes têm de 13 a 17 de abril para entregar as revistas na Biblioteca Acadêmica Pe. Orlando Maria Murphy, localizada no 1º andar do bloco C, campus Santa Terezinha, das 8h às 11h e das 13h às 21h.

Serão aceitas revistas publicadas até o ano de 2000, de todos os segmentos, menos de caráter científico.

O material será pontuado de acordo com o período de publicação:

– Antes de 1950: 40 pontos
– Entre 1950 e 1959: 30 pontos
– Entre 1960 e 1969: 25 pontos
– Entre 1970 e 1979: 20 pontos
– Entre 1980 e 1989: 15 pontos
– Entre 1990 e 2000: 10 pontos

O resultado do trote será divulgado no dia 23 de abril, após das 18h30m por meio de Comunicado publicado pela Reitoria da UNIFEBE no site http://www.unifebe.edu.br .

Edições anteriores

No ano passado, os alunos participaram de um trote solidário que resultou no projeto permanente de extensão “Biblioteca Ambulante”, realizado em hospitais, casas de repouso e lares para idosos. O objetivo da ação foi proporcionar aos pacientes e pessoas acolhidas momentos de descontração.

Em 2013, os calouros foram convidados a participar de um trote artístico-cultural para revitalização dos bancos do bloco D, e deixaram o campus Santa Terezinha mais bonito com arte nos bancos. Os alunos ingressantes da UNIFEBE também já criaram uma gibiteca para a Biblioteca da instituição e um acervo bibliográfico, composto por aproximadamente 1.600 livros e 80 gibis, para a Unidade Prisional Avançada – UPA.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues/ alegri4freephotos
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE é ponto de arrecadação do Sesc Solidário para as vítimas de enchente do Acre