16 de abril de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE promove workshops internacionais em parceria com a Universidade de Karlsruhe da Alemanha

Cursos sobre modelagem e otimização de sistemas de energia renovável são gratuitos e abertos à comunidade.

A parceria entre o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, resultou em mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre sustentabilidade. As duas instituições de ensino promoverão uma série de workshops virtuais, com foco em modelagem e otimização de sistemas de energia renovável. Os cursos de curta duração são gratuitos e abertos à comunidade.

A programação iniciará no sábado, dia 24 de abril, às 10h, com uma transmissão ao vivo pelo canal da UNIFEBE, no Youtube. Na palestra inicial, os participantes conhecerão um pouco sobre a ferramenta a ser trabalhada ao longo do curso, bem como sobre a  importância desses estudos para a otimização de processos e para a redução da emissão de gases poluentes. O evento de abertura contará com a participação da reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, e da gerente da Agência do Meio Ambiente e Energia do distrito de Karlsruhe, Birgit Schwegle.

Os workshops sobre modelagem e otimização de sistemas de energia renovável serão ministrados via Google Meet, nos dias 15 e 29 de maio, pelo professor da Universidade de Karlsruhe, Marco Braun. Para auxiliar os estudantes brasileiros, os professores da UNIFEBE promoverão nos dias 8, 17 e 20 de maio, uma série de nivelamentos e tutorias sobre a ferramenta Python e a modelagem de componentes energéticos, com conteúdos em português. Durante a programação, os alunos conhecerão os conceitos teóricos sobre a utilização do software de modelagem e das equações termodinâmicas, além de aprender na prática a modelagem de sistemas, análises e otimizações.

O professor da UNIFEBE, Rodrigo Blödorn, que é um dos coordenadores dos workshops internacionais, explica que o objetivo é apresentar aos estudantes uma ferramenta de otimização de processos, neste caso aplicada para energias renováveis. “A proposta desses workshops, dentro da perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é fazer o intercâmbio de uma ferramenta de modelagem e otimização de sistemas de energia renovável, que foi desenvolvida pelo professor Marco Braun, na Alemanha.

Esse é um modelo que pode ser utilizado em qualquer processo, em software OpenSource, podendo ser aplicado por alunos, professores e profissionais da área, em trabalhos de iniciação científica, de pesquisa e em aplicações comerciais/profissionais”, salienta Rodrigo.

Os workshops internacionais serão desenvolvidos pelo professor Marco Braun, da Alemanha, e pelos professores da UNIFEBE, Susan Thiessen, Milton Augusto Pinotti, Rodrigo Blödorn e Felipe Gesser Battisti.

Receberão certificado de participação os acadêmicos que concluírem, no mínimo 75%, das atividades dos workshops. Confira a programação completa e inscreva-se:

Selecione o curso para inscrição:
Palestra - Kick-off: Modelagem e simulação de sistemas de energia renovável (Modeling and simulation renewable energy systems)
Inscrições terminaram em: 23/04/2021
Data: 24/04/2021
Local: Youtube UNIFEBE
Workshop - Workshop Modelagem e simulação de sistemas de energia renovável (Modeling and simulation renewable energy systems)
Inscrições terminaram em: 02/05/2021
Vagas Esgotadas
Período: 08/05/2021 a 29/05/2021
Local: Google Meet
Atividade de Extensão - Comissão Organizadora