16 de junho de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Conversa virtual com australiano proporciona aos estudantes de Letras/Inglês contato real com o idioma

Triatleta nativo da Austrália, Rod Marshdale, conversou via Google Meet com os acadêmicos da 2ª fase.

Ter um contato real com o idioma estudado durante a Graduação tem possibilitado aos acadêmicos de Letras/Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), um aprendizado prático das disciplinas. Na última sexta-feira (12), os estudantes participaram de uma conversa virtual com Rod Marshdale, triatleta nativo da Austrália.

Durante o bate-papo, os acadêmicos conheceram um pouco mais sobre a história de vida de Rod, que aos 3 anos foi diagnosticado com fibrose cística.  Além de contar como foi se tornar um triatleta que completou meia maratona do Ironman 70.3 Sunshine Coast, maior evento de triatlo da Austrália, com pulmões transplantados, Rod falou um pouco mais sobre seu país de origem e de como está a relação dos australianos com a pandemia do novo coronavírus.

A professora Karline Beber Branco, conta que a ideia de convidar o triatleta para a conversa virtual surgiu com o intuito de proporcionar aos estudantes um contato direto com o idioma.

“Foi uma troca muito interessante para os estudantes, principalmente, por ser um momento de contato com a língua como ela é. Eles puderam perceber que o idioma inglês, assim como o português, é diferente no dia a dia, e essa percepção contribui para que eles saibam ouvir e entender mais facilmente as expressões em inglês”, ressalta Karline.

Para a acadêmica Nara Aline de Souza, o bate-papo foi enriquecedor. “Conhecer a história do Rod e ainda praticar o que estamos estudando, com certeza foi uma experiência incrível que nos fez desenvolver profissional e pessoalmente”, enfatiza Nara.

A coordenadora do curso, professora Rosana Paza, reforça a importância de propostas de ensino que fortaleçam o aprendizado. “Embora a maioria dos acadêmicos já tenha um contato diário com as diversas variedades da língua inglesa, seja por meio da música, filmes ou séries, o enfoque à pluralidade do idioma no contexto escolar ainda necessita ser mais fortalecido. Por isso, é muito importante que a professora traga para sala de aula essas propostas de ensino que possibilitam ao aluno experimentar situações de comunicação com a língua-alvo, que perpassam o contato com esquemas disponíveis no sistema linguístico”, conclui Rosana.

A atividade foi realizada durante a aula da disciplina Língua Inglesa II, via Google Meet.

Acadêmicos de Letras-Inglês da UNIFEBE realizam estágios supervisionados em escolas públicas
Letras/Inglês

27 de novembro de 2023
Edital de matrículas para alunos calouros e veteranos