notícias colégio
Notícias
22 de junho de 2010

Unifebe realiza debate sobre políticas públicas para o esporte

O curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou na última segunda-feira, dia 21, nos períodos matutino e noturno, no Auditório do Bloco C, uma mesa-redonda sobre "Políticas Públicas para o Esporte e o Lazer nos municípios catarinenses". Participaram da discussão representantes de Brusque, Guabiruba, Camboriú e São João Batista, além dos acadêmicos e professores do curso.

O encontro teve como objetivo promover a reflexão e discussão sobre o tema e sua importância na área de Educação Física. Os trabalhos foram mediados pela professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, que ministra a disciplina de Políticas Públicas Educacionais no Brasil. Entre os debatedores estiveram: Osnildo Kistner, coordenador de Esporte da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Guabiruba; Marcelo Cavichiollo, superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Brusque; Edinei Adriano, diretor da Fundação Municipal de Esportes de Camboriú; e Sérgio Roberto Machado, diretor da Fundação Batistense de Esporte.

A professora Eliani destacou que o evento marca a finalização das atividades da disciplina de Políticas Públicas Educacionais, que trata, sobretudo, da legislação e das ações nas esferas federal, estadual e municipal, em relação ao esporte e o lazer. "Acreditamos que esta discussão é bastante importante para a formação do educador físico, independente do espaço que ele irá atuar posteriormente", disse.

No período matutino, Kistner falou sobre as políticas públicas para o esporte no município de Guabiruba, citando algumas ações realizadas na cidade e os futuros projetos ainda em fase de planejamento.

À noite, Cavichiollo afirmou que a criação da Fundação Municipal de Esporte foi um avanço para a cidade, pois proporcionou mais autonomia para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o esporte e para o lazer. Ele citou uma série de ações já realizadas, elencou algumas das metas e os desafios esportivos do município. Para o superintendente, é necessário que exista um tripé de sustentação e parceria formado por: Poder Público, proporcionando contrapartida aos atletas; o Clube, que normalmente oferece o espaço para realizar atividades esportivas e a Iniciativa Privada, através do patrocínio.
O diretor da Fundação Municipal de Camboriú falou de algumas das dificuldades do município para realização de atividades esportivas. Segundo ele, diversas iniciativas estão sendo desenvolvidas e desde 2008, com o surgimento da Fundação, houve uma evolução no ramo esportivo na cidade. Adriano afirmou que ainda não há uma verba específica para o esporte, mas que há intenção de criar um orçamento exclusivo futuramente.

Já o diretor da Fundação Batistense de Esporte comentou das escolas existentes no município, em diferentes modalidades, que atendem mais de 700 crianças. Ele falou ainda de eventos esportivos realizados em São João Batista e em cidades vizinhas, além do suporte dado por empresas da região que são parceiras e acreditam na potencialidade dos atletas e na importância do esporte e do lazer no processo de formação dos cidadãos. Machado chamou a atenção para a construção de um ginásio na cidade que, segundo ele, já está em construção.

A mediadora encerrou o debate salientando que as políticas públicas para o esporte e o lazer, quando se tornam realidade, revelam frentes de trabalho para os profissionais de Educação Física. Por isso, ela salienta que é importante que acadêmicos e profissionais conheçam, discutam e se aproximem destas iniciativas.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Lisiane Moraes e Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Apresentação de Trabalhos Finais de Estágio de Educação Física

Apresentação de Trabalhos Finais de Estágio de Educação Física


23 de novembro de 2009
Acadêmicos de Medicina da UNIFEBE doam sangue em visita técnica ao Hemosc
Medicina

Acadêmicos de Medicina da UNIFEBE doam sangue em visita técnica ao Hemosc


31 de agosto de 2021
Comunicado nº 13/08 – Entrevista para a Função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I

Comunicado nº 13/08 – Entrevista para a Função de Auxiliar de Controle e Registro Acadêmico I


06 de março de 2008
Skip to content