A UNIFEBE promoveu a entrega dos itens arrecadados na campanha “Aqueça o Inverno de Alguém” e na ação de brinquedos, ambas realizadas no primeiro semestre de 2026. As instituições beneficiadas foram a Casa Lar Brusque e o Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS).
No total, o SAVS recebeu 107 brinquedos e 41 cobertas (mantas e edredons), e a Casa Lar recebeu 45 cobertas. As ações contaram com a participação de acadêmicos, funcionários e professores da UNIFEBE, além da comunidade interessada. Os acadêmicos que participaram tiveram direito ao abatimento proporcional de horas complementares de sua carga horária.
Os brinquedos desempenham um papel fundamental no acolhimento das crianças atendidas pelo SAVS. Além de lhes proporcionar alegria e permitir a criação de vínculos, os brinquedos fazem com que as crianças expressem os seus sentimentos com mais facilidade.
Cristiane dos Santos, assistente social do SAVS, afirma que as doações representam muito mais do que bens materiais, pois demonstram empatia, compromisso social e cuidado com aqueles que mais precisam.
“Quem atua diretamente com crianças e adolescentes em situação de violência sexual sabe que cada gesto de cuidado faz a diferença. Os cobertores doados proporcionaram acolhimento, conforto e dignidade em momentos de grande vulnerabilidade, e os brinquedos ofereceram às crianças a oportunidade de resgatar, ainda que por instantes, a leveza, a imaginação e o direito de simplesmente serem crianças. Em nome de toda a equipe do SAVS, agradeço por essa parceria e por mostrarem que a solidariedade fortalece nossa rede de proteção e pode transformar vidas.”
A psicóloga Fernanda Casola, da Casa Lar, também agradece à UNIFEBE pela contribuição. As doações são um auxílio importante para o acolhimento oferecido pelo abrigo. Atualmente, o local atende duas crianças e sete adolescentes.
“A Casa Lar é um abrigo institucional de caráter provisório para crianças e adolescentes que sofreram violação de direitos. A configuração desse abrigo se estabelece por se aproximar ao máximo da estrutura e do funcionamento de uma casa normal, a fim de proporcionar aos acolhidos uma experiência mais próxima possível da vida em casa e minimizar os danos causados pelo acolhimento institucional. Atendemos crianças de zero a adolescentes de 17 anos e estamos sempre abertos para receber doações que sejam pertinentes à rotina deles”, destaca.
A supervisora de Extensão da UNIFEBE, professora Angela Sikorski Santos, explica que a entrega de brinquedos e cobertas ao Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS) Brusque e à Casa Lar Brusque representa um gesto de solidariedade e compromisso com a comunidade. “Mais do que doações, essa iniciativa leva acolhimento, carinho e esperança às crianças, adolescentes e famílias atendidas por essas instituições, reforçando a relevância da união entre pessoas e organizações em prol do bem-estar coletivo.”
